Parceria entre Governo de Estado e Prefeitura levou programa TerPaz para o bairro São Francisco

0

 

A Prefeitura de Marituba, em parceria com o Governo do Estado, levou, nesta sexta-feira (28), serviços do programa TerPaz e da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seaster) a moradores do bairro São Francisco. Assim, foram oferecidos diversos serviços nas áreas de assistência social, saúde, economia e educação.

Paula Santos, moradora do bairro Decouville

A ação ocorreu na Escola Municipal Luz e Vida e teve como carro-chefe o projeto “Meu Registro”, que compõe o programa TerPaz. O objetivo era beneficiar a população em situação de vulnerabilidade social com primeira e segunda via da certidão de nascimento e segunda via da certidão de óbito.

A Gerente de Promoção a Gratuidade do Registro Civil de Nascimento da Seaster, Regina Barbosa, explicou como funciona o benefício. “O nosso atendimento é para a população mais carente e que realmente não tem condições financeiras para tirar esses documentos. O usuário que se interessar pode procurar a gente, em um dia que esteja ocorrendo ação, ela vai preencher um formulário e se comprovar a baixa renda da família, ela está apta a receber a ajuda”, afirmou.

A Gerente diz ainda que a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura é fundamental. “É muito importante que as duas entidades públicas sejam parceiras. As ações não teriam como ser realizadas se não houvesse esse diálogo. Hoje estamos em uma escola municipal, que nos proporciona dar ao usuário um lugar de qualidade para ser atendido”, falou.

A vendedora Paula Santos, moradora do bairro Decouville, disse que essa ação veio em boa hora. “Eu estava precisando da segunda via da certidão dos meus filhos há bastante tempo, mas não tinha condições de pagar por ela, estava esperando uma oportunidade como essa e agora eu estou bem feliz, porque facilita muito a minha vida, pois meus filhos já estão na adolescência e precisam dos outros documentos, como o RG”, relatou Paula.

Já neste sábado (29), foi realizada uma outra ação, junto com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), que vai levou à população do bairro Nova União, na Escola Laura Falcão, serviços como encaminhamento para exames, palestras, cadastramento de pessoas com necessidades especiais para adquirir o Passe Livre, além de consultas médicas com clínico geral, pediatra e ginecologista.

Texto: Jamyla Magno

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade