Situada em um prédio histórico que abrigava os trabalhadores solteiros da Estrada de Ferro Belém-Bragança, no centro de Marituba, a Biblioteca Municipal Professora Maria Luzia Rabelo Freire possui um acervo com mais de 5 mil exemplares. Devido ao protocolo de combate à disseminação do Coronavirus, o atendimento presencial ao público foi limitado. Hoje, ela conta com mais de 1.500 leitores que realizam o empréstimo circulante das obras.
Ao se associar, os leitores podem emprestar até dois exemplares por 7 dias, que podem ser renovados por mais 7 dias. Esta é a forma como a instituição está enfrentando as limitações impostas pela pandemia e que tem obtido uma boa resposta por parte dos leitores do município. Para se cadastrar basta procurar a biblioteca e se associar, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, comprovante de residência, telefone para contato e uma foto 3×4.
O estudante Paulo Denílson do Nascimento, 16 anos, morador do bairro do Uriboca, é um leitor assíduo e usuário frequente dos empréstimos da Biblioteca Municipal. Ele descobriu este serviço por causa da necessidade de realizar pesquisas escolares. “A leitura é a base do conhecimento e também abre a mente e ajuda na evolução”, comenta o estudante.
Além do serviço circulante e do acervo para consulta no local, a Biblioteca Municipal oferece sala de leitura para pesquisa escolar, lançamento de livros, salas multiuso para utilização pelos professores que queiram realizar atividades culturais com os alunos, atividades de estímulo a leitura e saraus. A biblioteca também serve como sede da Academia Maritubense de Livros, que se reúne no local e desenvolve suas atividades de estímulo à leitura.
A coordenadora da biblioteca, Carla Ferreira, explica que Biblioteca Municipal é uma ferramenta cultural de fundamental importância para o município de Marituba. “Com a pandemia, as pessoas estão lendo mais, pois elas passam mais tempo em casa e com mais tempo para a leitura. Estamos aguardando a vida voltar ao normal para podermos dar continuidade às nossas atividades”, informa.
Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, as atividades podem ser realizadas, mas em número reduzido e dentro dos protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde. As atividades podem ser agendadas pelos números 98813-5208 e 98134-5227.
Texto: Márcio Flexa
Fotos: Vitor Dagort e acervo pessoal