A equipe multidisciplinar que compõe o Programa Melhor em Casa em Marituba realizou, na manhã desta quinta-feira (10), visitas na residência de pacientes com doenças agudas e crônicas graves para avaliar se estes se encaixam no perfil do programa.

Equipe multidisciplinar em visita

O Melhor em Casa visa oferecer cuidados especializados no conforto do lar do paciente reduzindo a permanência destes nos hospitais, garantindo acompanhamento seguro e humanizado com mais comodidade e ainda inibindo os riscos de contágio pela Covid-19 ao paciente.

A moradora do bairro Bela Vista Danielle Amorim, foi uma das pacientes que recebeu a visita da equipe. Ela conta que há cerca de 4 anos foi acometida pela Chikungunya que culminou na síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune que pode comprometer o funcionamento do sistema imune e do sistema nervoso. A doença fez com que ela se torne dependente de uma cadeira de rodas.

“Eu sou muito grata por esta gestão, antes eu sentia uma certa negligência da equipe de saúde no meu atendimento. Eu estou conseguindo essa dignidade por conta desta gestão atual. Só de a equipe ter vindo até minha casa, realizado escuta e analisado meus dados médicos eu vejo que de fato existe uma preocupação para com a saúde dos munícipes ”, disse a paciente ao receber visita da equipe que avaliou o seu atual estado de saúde para analisar se ela encaixa no perfil de atendimento do programa.

A médica Maria Helena durante avaliação

“O programa Melhor em Casa é voltado para a atenção secundária e terciária.  É um serviço especializado em que a gente faz visita domiciliar e acompanha pacientes no processo de reabilitação”, explica a médica Maria Helena Moutinho.

“A gente faz o acompanhamento do paciente nesse processo pós doença até que ele tenha recuperação e esteja habilitado a voltar às suas funções como era antes da doença”, pontua.

O programa Melhor em Casa conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e técnicos de enfermagem e permite com que a equipe conheça melhor a realidade no dia a dia do paciente.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade