Pacientes acometidos por Covid-19 recebem medicações gratuitas em Marituba

A Prefeitura de Marituba recebeu nesta quinta-feira (14) o carregamento com mais de 70 mil comprimidos que foram adquiridos para auxiliar no tratamento de pacientes acometidos pela doença provocada pelo novo coronavírus. Os medicamentos, entre eles, hidroxicloroquina e azitromicina, já começaram a ser distribuídos pela parte da tarde aos pacientes que se deslocavam à Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, localizada na rodovia BR-316, Região Metropolitana de Belém.

A distribuição das primeiras caixas de comprimidos na UPA 24 horas foi acompanhada de perto pelo prefeito Mário Filho. O prefeito lembrou da dificuldade para comprar os medicamentos, em falta em todo o Brasil, e disse que após muitas pesquisas com o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), conseguiu chegar a um fornecedor. “Agora os nossos médicos irão administrar a medicação conforme a necessidade de cada pessoa, com a finalidade de minimizar os primeiros sintomas e fazendo com que o paciente não evolua para um quadro grave”, destacou o prefeito.

Com sintomas leves de Covid-19, o paciente Marlon Azevedo, de 57 anos, procurou orientações médicas após sentir falta de ar moderada e dores de cabeça e no corpo. Logo depois de receber a medicação prescrita na tenda de triagem, o paciente agradeceu o atendimento e parabenizou a estrutura montada no local. “A Prefeitura de Marituba está de parabéns pelo atendimento nota 10. Fui atendido rapidamente e por uma equipe médica capacitada”, disse.

A Sesau informa que a entrega dos medicamentos na UPA 24 Horas é feita somente após o paciente ter passado pela triagem e se for detectada a necessidade das medicações após consulta médica. A partir desta sexta-feira (15), equipes do Hospital de Urgência e Emergência e do Centro de Diagnóstico Ignácio Gabriel Cury também farão as entregas a pacientes que já possuem receituário de outras unidades de saúde de Marituba.