A comemoração pelos 31 anos de emancipação política de Marituba promete muita emoção e romantismo com a apresentação do cantor Pablo, principal atração da Noite da Seresta, que acontece no dia 21 de abril, a partir das 20h, na Avenida Fernando Guilhon. Conhecido como o “Rei da Sofrência”, o artista sobe ao palco ao lado de nomes como Rubi, Gigio Boy, Cássio Costa e Brenda Moraes, reunindo diferentes estilos para celebrar a data em grande estilo.
A programação de aniversário começa logo cedo, às 8h, com uma missa em ação de graças pelos 31 anos de Marituba, na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Dom Aristides. No mesmo dia, às 15h, será realizada a inauguração da pavimentação asfáltica da Rua WE 17, no Conjunto Beija-Flor, além da assinatura da ordem de serviço para pavimentação de outras 18 vias do bairro.
Emancipação – O processo de emancipação de Marituba foi marcado por uma forte mobilização popular ao longo da década de 1980. Na época, moradores da então área distrital de Ananindeua reivindicavam melhores serviços públicos, mais autonomia administrativa e investimentos que atendessem às necessidades específicas da região. A luta ganhou força com a organização de lideranças comunitárias, movimentos sociais e apoio político de representantes locais.
O plebiscito realizado em 1994 foi o ponto decisivo para a criação do novo município. Com ampla participação da população, a maioria dos votantes se manifestou favorável à emancipação. A decisão foi oficializada pela Lei Estadual nº 5.961, de 13 de maio de 1994, que criou o município de Marituba, desmembrando-o oficialmente de Ananindeua.
Desde então, Marituba vem consolidando sua identidade administrativa e cultural. Com crescimento populacional acelerado e muitos desafios urbanos, o município busca se desenvolver com políticas públicas voltadas para educação, saúde, infraestrutura e cultura.
Secretaria de Comunicação de Marituba




