Outubro Rosa: Prefeitura promove programação especial voltada à saúde da mulher

Outubro Rosa: Prefeitura promove programação especial voltada à saúde da mulher

Em alusão a Campanha Outubro Rosa que visa alertar sobre os cuidados e a prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), preparou, nesta quarta-feira (27), uma programação especial com ações voltadas à saúde da mulher que contou com marcação de consultas médicas, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, consultas odontológicas, entre outras ações de saúde e beleza.

Maria do Socorro Santos, 55 anos, moradora do Bairro Novo, explica que todos os anos costuma fazer consultas regulares a fim de se prevenir contra o câncer da mama. “Eu estou achando ótimo esse evento em alusão ao Outubro Rosa e a disponibilização de serviços de saúde às mulheres como a marcação de consultas e exames. Essa é uma forma de prevenir o câncer de mama e cuidar da saúde”, afirma.

Liz-Gesia Soares, 74 anos

Liz-Gesia Soares, 74 anos, aproveitou a campanha para cuidar da saúde e da beleza. “Eu já realizei vários serviços aqui neste evento como: corte de cabelo, designer de sobrancelhas, massagem, aferição de glicemia e de pressão arterial. A prefeitura está de parabéns pelo serviço desenvolvido”, disse.

O médico e diretor técnico da Secretária Municipal de Saúde (Sesau), Francirley Nobre, explica que a Campanha Outubro Rosa é de extrema importância. “Durante a Campanha a gente trata a prevenção do câncer de mama que, infelizmente, é o tipo de câncer que atinge um patamar elevado entre os tipos de canceres que afetam as mulheres”, pontua.

O médico ressalta ainda a importância a realização do autoexame da mama e de consultas médicas regularmente. “Este tipo de cuidado deve ser realizado o ano inteiro. A mulher maritubense tem a possibilidade de se prevenir contra este tipo de câncer, contamos aqui com o Centro Diagnóstico que tem a capacidade de realizar 600 exames de mamografia ao mês”, afirma.

“Hoje nós oferecemos diversos serviços para milhares de pessoas, precisamos nos conscientizar, realizar o autoexame regularmente e procurar pelos serviços de saúde oferecidos em nosso município, pois é dessa forma que podemos detectar o câncer precocemente e ter mais probabilidade de sucesso no tratamento”, afirma a prefeita Patrícia Mendes.

A ação aconteceu na Praça Jarbas Passarinho, no bairro de Dom Aristides e contou com música ao vivo, exposição de artesanato, emissão de documentos, marcação de consultas médicas, avaliação nutricional, assistência social, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, consultas odontológicas, preventivo do câncer de colo de útero, mamografias de rastreamento no centro de diagnóstico, entre outros.

Semma também realizou ação em alusão ao Outubro Rosa

AÇÃO SEMMA – Ainda em alusão a Campanha Outubro Rosa, o Polo Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) realizou, durante a sala de espera para atendimentos aos serviços veterinários, uma manhã de palestras sobre a prevenção do câncer de mama na mulher e a incidência deste tipo de câncer em animais.

“Nós triamos o atendimento hoje para receber tutoras de animais mulheres e oferecemos a elas uma palestra sobre o câncer de mama. Convidamos também uma veterinária para falar sobre este tipo de câncer em pets. Este tipo de ação é muito importante para prevenir a incidência desta doença tanto em seres humanos quanto em animais”, explica o secretário da Semma, Fernando Braun.

Os serviços veterinários são realizados pela Semma, dentro das ações do projeto “Aumigos”, que é um programa de proteção aos animais, por meio do qual são realizadas iniciativas gratuitas para animais de estimação todas as segundas e quartas-feiras. Os atendimentos são realizados das 8h às 12h. Para ter acesso, basta agendar através do WhatsApp, pelo número (91) 98890-1914.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito e divulgação Semma