Orientações para o bom uso do Livro e do Material Didático

“Importante indicar um local correto para armazenar o material didático”

Visando orientar as ações sobre a utilização e a conservação do livro e do material didático do aluno, a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed) realiza, nas Unidades municipais de ensino, palestras que norteiam os profissionais da educação para as regras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2023.

Na manhã desta segunda-feira (13), técnicos da coordenação municipal do PNLD – Departamento de Programas, Planos e Projetos (DPPP) da Semed, estiveram na escola municipal Otília Begot para orientar pais e responsáveis sobre o bom uso do Livro e do Material Didático.

“A organização é um ponto fundamental no cuidado e preservação do livro e do material didático, por esse motivo é importante indicar um local correto para armazenar o material didático, evitando assim que seja guardado com brinquedos, o que pode causar danos aí livro”, explica o técnico do PNLD, professor João Rocha.

Primeira reunião de orientação do ano letivo

O recebimento dos livros didáticos é de inteira responsabilidade do gestor escolar e devem ser armazenados em um local adequado e de fácil acesso. No ato do recebimento devem ser catalogados por componente curricular, quantitativo, ano de ciclo, série e ano.

“Envolver as famílias dos educandos quanto a ciência da preservação dos livros didáticos é indispensável para a efetiva responsabilidade do dever que é de todos”, disse a Gestora Escolar, Silvia dos Santos.

Os livros didáticos do ensino fundamental, dos anos iniciais, deverão ser entregues aos responsáveis por meio de protocolo, sendo de responsabilidade da escola promover reunião com os mesmos. Para os anos finais do fundamental, os livros poderão ser entregues para os alunos, por meio de protocolo de entrega.

Em suas práticas pedagógicas, os professores deverão utilizar os livros didáticos e fazer um cronograma de utilização, indicando os materiais usados no cotidiano da sala de aula.

No ato do recebimento, pais e responsáveis assinam termo de compromisso

Os livros didáticos são reutilizáveis e consumíveis

Reutilizáveis: Os livros devem ser devolvidos às escolas ao término de cada ano letivo, mês de dezembro, para que este seja reutilizado no ano seguinte por outro aluno, por isso deverão ser encapados, a fim de uma melhor conservação. É vedado resolver atividades no livro didático, caso este seja reutilizável. O aluno deve ser orientado a não dobrar as páginas dos livros, pois, podem se soltar e, com isso, a publicação será inutilizada, por conta da perda do conteúdo.

Consumíveis: No que tange aos livros consumíveis, estes devem ficar de forma definitiva com os alunos;

Os livros de ciclos vencidos nas escolas, devem permanecer na instituição em local adequado, aguardando o posicionamento da Semed para que o destino dos mesmos ocorra de forma transparente, como determina a Instrução Normativa Nº 01/2023-Semed/PMM (Estabelece normas para a doação e descarte de livros didáticos adquiridos e distribuídos às unidades escolares, no âmbito do Programa Nacional do Livro e Material Didático – PNLD, a serem adotadas pelas Escolas Públicas Municipais de Marituba – Pará).

Texto: Ascom Semed

Fotos: Ary Brito