As Promotorias de Justiça Criminais de Marituba do Ministério Público do Pará (MPPA), estão promovendo, nestes dias 16 e 17 de março, a I Oficina de Trabalho Interinstitucional Diálogos Permanentes, em Marituba. Na tarde de quinta-feira (16) a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SESPED), e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETRAN), participaram do diálogo expondo suas atuações no âmbito da Segurança no município.

Para Leonan Moura a oficina irá permitir uma efetividade nas atividades de fiscalização do trânsito e transporte no município

O evento reúne, no auditório do 21º Batalhão de Polícia Militar do Pará, os órgãos de Segurança Pública federal, estadual e municipal e do Sistema de Justiça Criminal Estadual com atuações no município de Marituba.

A iniciativa tem a frente o Promotor de Justiça da 4ª Promotoria de Justiça de Marituba, José Augusto Sarmento e o Promotor de Justiça da 6ª Promotoria de Justiça de Marituba, Rodrigo Aquino Silva.

Para o titular da Sesped, Janderson Viana, o diálogo é de fundamental importância para a segurança no município uma vez na oficina são discutidas ações, são debatidas estratégias para o aperfeiçoamento da atuação de todos os envolvidos.

O coronel Janderson Viana apresentou a atuação da Sesped em Marituba

“Este é um evento da mais alta relevância, pois é uma ferramenta de diálogo permanente entre as diversas instituições ajudando a compreender a realidade de cada órgão, para um planejamento mais eficaz de políticas de segurança pública”, explicou o coronel.

Entre as experiências exitosas da Sesped foi mostrada aos participantes a criação e execução do Projeto Guarda Mirim que formou a primeira turma de 50 guardas e que tem como objetivo transformar os alunos em propagadores dos conhecimentos para formação intelectual e moral ensinando valores familiares, éticos, civis, valorização do patrimônio público.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transporte, a oficina irá permitir uma efetividade nas atividades de fiscalização para que se possa evitar que os crimes de trânsito aconteçam dentro do município. “O diálogo permitirá também o aperfeiçoamento das operações integradas que são realizadas com a finalidade de garantir aos nossos condutores e aos nossos pedestres uma mobilidade segura”, destacou Leonan.

Criada em 2022 a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETRAN), tem entre as suas atribuições planejar, implantar e coordenar a política municipal de transporte público, modalidade e trânsito. Em seu primeiro ano de atuação já promoveu vários avanços entre eles a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Marituba.

O inspetor Felipe Assunção apresentou a Guarda Civil Municipal de Marituba

O Promotor de Justiça Rodrigo Aquino Silva explica que o diálogo institucional foi planejado há algum tempo com objetivo de “fortalecer a cooperação entre os órgãos institucionais, trocar ideias de experiências para também conhecer como funciona cada uma destas estruturas e depois partir para a parte prática de atuação de cada instituição”, ressaltou o promotor.

No primeiro dia, a oficina contou ainda com a exposição realizada pelo inspetor Felipe Assunção, da Guarda Civil Municipal, da Policia Militar e da Policia Civil e das próprias Promotorias de Justiça Criminais de Marituba.

Nesta sexta-feira (17) o evento segue debatendo temas como o combate ao trafico de drogas, abordagem policial e com uma roda de diálogos institucionais encerrando o evento.

Serviço:
I Oficina de Trabalho Interinstitucional Diálogos Permanentes