Oficinas capacitam professores que atuam na alfabetização

0

Oficina sobre deficiência visual

Dando continuidade ao Workshop de Capacitação do Projeto Alfa em Ação que reúne cerca de 400 professores do nível II, 1º ao 3º anos e da 1ª etapa do EJA da Rede Municipal de Ensino de Marituba.

Nesta quinta-feira (18), os professores participam de Oficinas sobre deficiência visual, Autismo, Contação de Histórias e Materiais Alternativos e Plataforma Digitais.

A professora e especialista Elis de Oliveira esteve à frente da Oficina sobre Deficiência Visual. Ela explica que existem casos de alunos com baixa visão em sala de aula e que possuem dificuldades de aprendizado pois ainda não foram alfabetizados.

“Nesses casos, o que se pode fazer é trabalhar com a família dessa criança. Tudo o que você passar em sala de aula, o aluno precisa praticar em casa e os pais precisam ser capacitados para isso”, ressalta.

Coordenadora pedagógica da Semed, Joice Bahia

A coordenadora pedagógica da Semed, Joice Bahia, pontua que o workshop surgiu com o intuito de capacitar para a alfabetização de todos os alunos independente se ele possui deficiência ou não.  “Temos uma parte das oficinas voltadas para o ensino da criança com deficiência, assim como contação de história e montagem de materiais alternativos para auxiliar no aprendizado da criança para reforçar o quanto é importante alfabetizar no tempo certo”, afirma

A professora Ângela Moraes está em seu primeiro ano como professora da educação infantil, na Escola Municipal Luiz Pires. Ela acredita que o momento agrega melhorias para execução do trabalho em sala de aula e melhor desempenho dos alunos. “Quanto mais qualificados nós formos, melhor será o desempenho dos alunos, e todos ganham, sobretudo a educação pública”, comentou a professora.

A programação do Workshop de Capacitação do Projeto Alfa em Ação segue nesta quinta-feira e sexta-feira com oficinas e palestras.

Serviço:

I Capacitação do Projeto Alfa em Ação

DATA; 17, 18 e 19

Local: Ginásio Poliesportivo Municipal

Hora: das 09 às 17 horas

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade