O Dia A em Marituba

0

A Prefeitura de Marituba através da Secretaria de Saúde promove no próximo dia 8 o Dia A em Marituba; a ação faz alusão ao Dia de Conscientização do Autismo, comemorado mundialmente em 2 de abril. Durante todo dia, psicólogos  do Centro de Atendimento Pisicossocial (Caps) farão palestras  voltadas para o tema e distribuição de panfletos educativos sobre a conscientização, os cuidados necessários com os autistas e o papel da sociedade no tratamento dessas pessoas.

 As palestras ocorrerão, também, nas unidades de Saúdes.  Pela manhã, a comunidade está convidada á participar do abraço coletivo ao Menino Deus, na Praça Matriz, às 10h com concentração a partir 9h, simbolizando o abraço à causa do autismo. Na ocasião será lido o poema do autista para os presentes. A incidência dos casos de autismo é de 4 menino para 1 menina, por isso a cor azul é usada para simbolizar a data. O Caps de Marituba atende hoje cerca de 52 autistas.

Obter o diagnóstico de autismo no Brasil é difícil e demorado, porque muitas famílias e especialistas não conhecem os sintomas ou menosprezam os sinais.O diagnóstico muitas das vezes é retardado pela sutileza dos sintomas que dificilmente são observados logo no início. Observa-se, ainda, um atraso na aquisição da linguagem ou uma grande dificuldade de se comunicar com palavras e por contato visual. Bebês com autismo, por exemplo, podem não olhar nos olhos da mãe quando são amamentados.   Espera-se que o bebê de um ano e meio consiga construir frases simples e pequenas – a maioria dos autistas não faz isso. Quanto antes os pais identificarem as características e buscarem ajuda, melhor. O tratamento precoce, iniciado antes dos três anos de idade, traz resultados mais expressivos no desenvolvimento da criança com autismo.

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade