Neste 12 de Maio, é Dia de homenagear os enfermeiros, fundamentais no combate à Covid-19

0

Marituba conta com quase 100 enfermeiros

No dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem ou Dia do Enfermeiro, profissional que luta, diariamente, com dedicação, em prol da vida. A data surgiu em homenagem à britânica Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem e uma grande referência para a história da profissão.

De acordo com Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren/PA), mais de 80 mil profissionais atuam nesta área no Estado. Já o município de Marituba conta com quase 100 enfermeiros que se dedicam a cuidar de vidas, seja na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eládio Soares, Hospital de Urgência e Emergência Augusto Chaves, Centro Diagnóstico, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou em uma das 19 Unidades de Saúde do município.

“O trabalho do enfermeiro é desgastante, mas também traz uma grande satisfação”, afirma a diretora da Assistência de Saúde Edna Santos, enfermeira há mais de 25 anos. Ela explica que o profissional da enfermagem atua nas demandas e no funcionamento da instituição onde trabalha, além do tratamento dos pacientes, incluindo os casos graves, que exigem cada vez mais conhecimento técnico e científico.

Com o surgimento da pandemia do novo Coronavírus, os enfermeiros passaram a fazer parte da linha de frente de enfrentamento à Covid–19, pois são fundamentais no acolhimento e avaliação dos casos suspeitos da doença.

A diretora da Assistência de Saúde incentiva, ainda, que a população mantenha os devidos cuidados com a Covid-19, principalmente os jovens, que são quem mais tem adoecido no momento. “A vacina é uma prevenção, que vai melhorar o quadro clínico dos pacientes. Porém a doença ainda vai existir, embora que de forma mais amena. Por isso, pedimos que as pessoas mantenham o distanciamento e usem proteção contra a doença”, pontua.

A enfermeira Keila Leão atua no ramo há quatro anos

A enfermeira Keila Leão atua no ramo há quatro anos e faz um apelo para a população lembrar sobre a importância dos cuidados contra a Covid-19.  “Nesta data, o maior presente que nós, enfermeiros, poderíamos ganhar é a conscientização da população sobre o distanciamento social”, disse. Ela aponta também que a pandemia ainda não acabou e os cuidados devem ser mantidos.

Enfermeiro há seis meses, Victor Cunha fala sobre o esforço colocado diante da assistência aos pacientes e faz um apelo para a população. “O maior presente que nós, enfermeiros, poderíamos receber é o reconhecimento e a valorização no trabalho pela assistência que a gente presta para toda a população”, acredita. Ele ressalta ainda sobre a importância da valorização e da confiança que a categoria necessita. “Quando nós recebemos o usuário, nós o acolhemos da melhor forma possível e gostaríamos de ser acolhidos e respeitados também”, conclui.

Victor Cunha é um dos enfermeiros de Marituba

Texto: Andréia Dantas (estudante de Jornalismo com revisão da jornalista Aline Carvalho)

Fotos: Ary Brito

 

 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade