Município de Marituba Realiza Audiência Pública Sobre Saneamento Básico

Na quinta-feira (07/11), a Prefeitura Municipal de Marituba por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão realizou a audiência pública do Plano Municipal de Saneamento Básico de Marituba, para seus quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem.

Participaram do evento o Prefeito Mário Filho, a Deputada Estadual Michele Begot, o vice-prefeito João Batista, o Secretário Municipal de Planejamento e Gestão Antonio Coutinho, o Secretário Municipal de Meio Ambiente Ismaily Bastos, o Secretário Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano Napoleão Oliveira, o Professor Russo, o presidente do Instituto Eládio Soares e representante das lideranças comunitárias Ivan Soares, o presidente da Câmara Municipal de Marituba Vereador Bonifácio Viana, o vereador Manelzinho Rocha, vereador Pastor Ademir e o coordenador geral do Plano e diretor da EnvEx André Luciano Malheiros, além de diversas lideranças comunitárias e sociedade civil.

A EnvEx foi a empresa responsável pela coordenação e elaboração do Plano e vem se dedicando juntamente com a gestão municipal em busca de um Município ainda melhor para as próximas décadas.

A região norte do país merece uma atenção especial nas questões de saneamento, logo esse processo de planejamento participativo será fundamental na implementação de programas, projetos e ações que beneficiarão à população de Marituba.

Devemos também reconhecer que há muitas coisas boas acontecendo, a exemplo da nova proposta que Marituba está prestes a implementar para destinação/tratamento dos resíduos sólidos da Região Metropolitana de Belém, que utilizará tecnologias que colocarão o sistema como um dos melhores e mais avançados do Brasil.

Todas as audiências públicas realizadas foram marcadas pela presença e colaboração das lideranças comunitárias, que deixaram explícito as necessidades reais de suas áreas, sendo preponderantes ao diagnóstico do Plano.

Texto: Joana Santos
Fonte técnica: Em vez