A Prefeitura deu início, nesta terça-feira (12), à Semana da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com uma programação que se estende até amanhã e segue com atividades ao longo de um mês. O evento reúne ações integradas entre as áreas de assistência social, saúde e educação, voltadas para crianças de zero a 16 anos, com destaque para a faixa etária da primeira infância.
A abertura contou com palestra do assistente social Antônio Sena, coordenador estadual do Programa Criança Feliz na Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), e da coordenadora da Saúde da Criança da Sesau, Aricia Maia .

Segundo Eliana Damaceno, assistente social e coordenadora do Programa Criança Feliz no município, a iniciativa busca fortalecer a atuação conjunta das políticas públicas voltadas à primeira infância.
“Durante um mês, vamos realizar atividades nos quatro CRAS do município – Emanuel Rocha, Gedovar Nagazari, Dom Vicente Zico e Dea Rebelo – com oficinas, brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças atendidas pelo programa”, explicou.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Paula Alencar, destacou a importância do trabalho contínuo junto às famílias.
“A primeira infância é uma fase determinante para o futuro das nossas crianças. Esse evento reafirma nosso compromisso de garantir que elas tenham acesso a políticas públicas de qualidade, que promovam desenvolvimento, proteção e cuidado desde os primeiros anos de vida”, afirmou.
Atualmente, o Programa Criança Feliz acompanha cerca de 120 crianças, principalmente na faixa de 2 a 3 anos, além de bebês a partir de zero ano de idade. As ações priorizam a interação, o desenvolvimento infantil e a integração das famílias com os serviços públicos.
A programação segue nesta terça-feira (12) com novas palestras da equipe da Semasc e, nos dias seguintes, com atividades descentralizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), aproximando as políticas públicas do cotidiano das famílias beneficiadas.
Secretaria de Comunicação de Marituba
Fotos: Patrik Santos