Motociclistas participam da Procissão de abertura da 76ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré

A Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em parceria com a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Segmob), Grupamento de Ronda Escolar (GRE) e Diretoria Municipal de Trânsito (Diretran) realizou na manhã do último domingo, 4 de novembro, a Moto Romaria Rodoviária 2018. A procissão percorreu as principais ruas da cidade e estreou a programação da 76ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré que acontece anualmente no segundo domingo do mês de novembro, no bairro Dom Aristides, antiga Colônia de Marituba.

Na ocasião, a Paróquia apresentou o manto oficial da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, confeccionado pelo jovem Alexandre Teles, residente na própria comunidade.

O tradicional Círio da Colônia que no passado foi refúgio dos pacientes de hanseníase que eram isolados no local para tratamento da doença e por isso não podiam participar do Círio de Belém. Como alternativa, decidiram criar, em 1942, a sua própria procissão que, inicialmente, era realizada somente na pequena região e hoje se tornou uma das procissões mais aguardada do município.

A agenda que iniciou ontem, 4, seguirá até dia 18 de novembro. O evento contará com diversas atrações culturais, entre elas Banda Xeiro Verde, Banda Tropa do Forró e Haroldo Reis com Walbinho dos teclados. As atrações irão se apresentar nos arredores da Paróquia, localizada na Avenida João Paulo II, em frente à Câmara de Vereadores de Marituba.

Texto: Paulo Ricardo Rezende

Revisão: Joana Santos