Moradores de Marituba recebem ação social voltada à saúde mental

Moradores de Marituba receberam, nesta manhã, ação social voltada aos cuidados com a saúde mental

Com o tema “Saúde Mental: Você é mais forte do que imagina”, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a Faculdade da Amazônia (FAAM), realizaram, na manhã deste sábado (02), na Praça Matriz de Marituba, uma ação social que levou  rodas de conversa, plantão psicológico, práticas de educação física, entre outras ações à população.

Coordenador do curso de Psicologia da FAAM, Alexandre Medeiros

O coordenador do curso de psicologia da FAAM, Alexandre Medeiros, explica que a ação social reúne diversos serviços à sociedade visando cuidar do corpo e mente como um todo. “Ainda existe um preconceito grande quando o assunto é saúde mental, então o nosso objetivo hoje é desmistificar este tema. Falar em saúde mental não é falar somente da psicologia, mas é falar também na questão financeira, orgânica, nutricional, entre outras questões que influenciam na saúde mental”, afirma.

Milton Ferreira, 58 anos, conta que soube da ação social por meio de amigos e resolveu ir até a Praça Matriz para aproveitar os serviços ofertados. “Aqui na ação eu verifiquei a minha pressão e glicemia. Atividades como essas são muito importantes para todos. A gente precisa cuidar do nosso corpo e mente para prevenir doenças”, ressalta.

A coordenadora da Saúde Mental da Sesau, Daniella Petroli, reforça o trabalho da secretaria de saúde realizando ações de fortalecimento da rede de apoio a saúde mental. “A gente acredita no trabalho multiprofissional e por isso a gente sai dos polos de atendimento para que a população possa se sentir contemplada e usufruir dos serviços que temos a oferecer e esse ambiente ao ar livre da Praça Matriz proporciona ainda mais conforto à população”, pontua.

Ação social levou vários serviços à população

Durante a ação a população recebeu ações de psicologia com atividades infantis, de autoestima, plantão psicológico, yoga e musicoterapia; Administração contábil com abertura de MEI e banco para negócios; Nutrição com serviços de aromaterapia e aferição de medidas e enfermagem com aferição de pressão arterial, verificação de glicemia entre outros.

Da  Redação Comus

Fotos: Ary Brito