Moradores das margens ribeirinhas de Marituba são imunizados contra a Covid-19

Os beneficiários da ação foram os moradores da comunidade ribeirinha Ponta Negra

Moradores da comunidade ribeirinha Ponta Negra, com idade entre 40 e 59 anos, receberam, na manhã deste sábado (03), a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Marituba. A ação foi realizada por uma equipe volante de vacinação da Vigilância Epidemiológica do município, que, além do imunizante contra o Coronavírus, levou a vacina contra a Influenza para os moradores das demais faixas etárias.

Nazaré Oliveira, 53 anos, foi a primeira moradora da comunidade a receber o imunizante contra a Covid-19, neste sábado. “Agradeço muito a Deus pela equipe de saúde ter vindo até as nossas casas e a vacina ter chegado para nós”, disse. Ela explicou que apesar de nunca ter contraído a doença, sempre manteve todas as medidas de proteção contra o Coronavírus, como o uso de máscara e a higienização das mãos, para se manter protegida.

Os ribeirinhos puderam se vacinar contra o Coronavírus e contra o vírus Influenza

O ribeirinho Cleidson Passos, 40 anos, também esteve na ação para garantir a primeira dose da vacina. “Estou muito feliz pela vacina contra a Covid-19 ter chegado até nós, moradores das margens ribeirinhas de Marituba. Essa vacina é uma garantia de saúde para todos nós”, comentou.

Já a dona Maria das Chagas, 54 anos, tomou a primeira dose da vacina contra o Coronavirus no último mês e, neste sábado, recebeu o imunizante contra a Influenza. “Ter uma equipe da saúde em nossas casas para aplicar essas vacinas é uma benção de Deus. Essas vacinas são importantes para a nossa saúde”, afirmou.

O gerente da Vigilância Epidemiológica, Rafael Corrêa, destacou que a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), não tem medido esforços para vacinar o máximo de pessoas possíveis, dentro da faixa etária estipulada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). “A nossa equipe veio até esta comunidade ribeirinha devido à dificuldade de locomoção que as pessoas têm. Se trata de uma comunidade distante e de difícil acesso. Desse modo, criamos um cronograma para esta vacina e trouxemos uma equipe de saúde para realizar a imunização”, detalhou.

As vacinas foram levadas até a comunidade por se tratar de um local de difícil acesso

Texto: Aline Carvalho – Ascom Sesau

Fotos: Ary Brito