Módulo primeiros socorros: Parada Cardiorrespiratória

0

 

Na terça-feira (4), o instrutor e socorrista do Samu Waldecy Oliveira, popularmente conhecido por Japonês do Samu, ministrou aula aos alunos sobre PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA no módulo de Primeiros Socorros, no Curso Preparatório para o 1° Emprego da Escola Municipal de Qualificação Profissional de Marituba.
Os alunos aprenderam como atender uma vítima de parada cardiorrespiratória, aplicando técnicas de suporte básico de vida, posicionamento para recuperação, evitando a obstrução das vias aéreas.

A reanimação cardiopulmonar (RCP) ou reanimação cardiorrespiratória (RCR) é um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória). Nesta situação, se o sangue não é bombeado para os órgãos vitais, como o cérebro e o coração, esses órgãos acabam por entrar em necrose, pondo em risco a vida da pessoa.

Além disso, eles aprenderam outras situações e procedimentos de emergência, que poderão ser realizados por qualquer pessoa em ocasião de necessidade, tanto na falta ou durante a espera de um atendimento profissional, acionando sempre o SAMU através do número 192.

Nas fotos, as turmas nas aulas de Primeiros Socorros recebendo instruções.

Texto: Joana Santos
Fotos: Comus Sedeter

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade