Sedeter e Ministério do Turismo realizaram, na noite da quarta-feira (06) o Cadastur 3.0 uma ação estratégica do Ministério do Turismo para fortalecer o setor empresarial e preparar empreendedores para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O workshop ocorreu no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP).
O Workshop Cadastur 3.0 é uma realização do Ministério do Turismo (MTur), Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e da Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter) com apoio da Associação Comercial Empresarial e Industrial de Marituba (ACEIM) e contará com uma série de serviços para qualificar e expandir as oportunidades de negócios na cidade.
Para a técnica do Ministério do Turismo, Marilene Pires, a ação prepara os empreendedores, tanto médio quanto pequenos, da região para utilizar o Cadastur 3.0. “Vamos precisar de todos. Com a Cadastur eles irão poder receber um crédito para realizar investimentos em seus negócios e também participar dos vários programas do Ministério do Turismo para estarem prontos para receber o turista”, explicou.
“Hoje estamos capacitando e cadastrando, orientando e trazendo os representantes dos bancos para serem parceiros do município no que diz respeito as linhas de créditos especiais para nossos empreendedores”, comentou o secretário da Sedeter, Fernando Braun.
O proprietário do balneário Marituba Tropical, Adailson Cruz, foi um dos participantes do evento. Ele destacou a importância de todos participarem destas ações. “Nós estamos com uma expectativa muito grande nos preparando para a COP 30. Estamos procurando melhorar o nosso espaço, apostando alto para ofertar uma opção para todo tipo de turista que poderá vir”, comentou.
A programação do Workshop incluiu uma série de atividades e atendimentos especializados voltados para pequenos e médios empreendedores que buscam se adequar às demandas da COP30, que vão desde orientações técnicas da sala do empreendedor pelo Sebrae a orientações sobre linhas de crédito.
Da Redação Comus
Fotos; Ary Brito