Marituba terá “Patrulha Maria da Penha” como ferramenta de combate à violência contra a mulher

Estiveram presentes autoridades dos poderes Executivo e Legislativo de Marituba

Em reunião realizada nesta quinta-feira (15), no Fórum de Marituba, com a participação da prefeita Patrícia Mendes; secretário municipal de Segurança, Janderson Viana; presidente da Câmara Municipal, Allan Besteiro; secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Delmiro Rocha; e demais autoridades, foi discutida a implantação do projeto “Patrulha Maria da Penha”, que visa acompanhar mulheres vítimas de violência doméstica.

O projeto é de autoria do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), e objetiva, além do acompanhamento, combater os casos de violência contra a mulher, por meio de fiscalização das medidas protetivas, deferidas pelo juiz do Fórum de Marituba.
A prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, lembrou do caso de feminicídio ocorrido nesta semana no município e salientou que o projeto vai auxiliar a diminuir os casos desse tipo de violência.

“Pretendemos conseguir dar o auxílio e segurança às mulheres de Marituba”, disse a prefeita

“Pretendemos conseguir dar o auxílio e segurança às mulheres de Marituba. Infelizmente, tivemos um caso de feminicídio nesta semana. Isso é inadmissível. Enquanto prefeita, vou lutar para que casos como esse não venham a se repetir. E para isso o projeto da Patrulha Maria da Penha é fundamental”, destaca a prefeita.
Para realizar a patrulha, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Segmob) terá uma viatura exclusiva, devidamente identificada, com três guardas municipais. O titular da Segmob, Janderson Viana, pontuou a importância de ter uma equipe exclusiva. “É muito salutar que Marituba tenha um grupo exclusivo para combater o feminicídio. Com a equipe, vamos trabalhar para diminuir ao máximo a violência contra a mulher no município”, declarou.
O presidente da Câmara Municipal de Marituba, Allan Besteiro, destacou a importância da parceria entre os poderes Legislativo e Executivo, que vão trabalhar em conjunto para que o projeto tenha os melhores resultados. “Sabemos que os índices de violência contra a mulher na Região Metropolitana são altos. Mas, a partir de agora, vamos fortalecer o empenho nas ações para combater esse crime”, reforçou.
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Delmiro Rocha, disse que, “O acompanhamento de vítimas de feminicídio é muito delicado. Por isso, o trabalho se faz muito importante. Há muitos traumas”, resumiu.
Após a reunião, a prefeita Patrícia Mendes adiantou que, “terá uma reunião, em agosto, com o governador do Estado, Helder Barbalho, para tratar sobre a implantação de uma delegacia exclusiva para as mulheres, na qual serão tratados casos de feminicídio”.
Participaram, também, da reunião desta quinta-feira, o juiz do Fórum de Marituba, Agenor de Andrade; o psicólogo do TJE, Rafael Falcão; e representantes da Polícia Militar.

Autoridades presentes na reunião

Texto: Luiz Antonio Pinto