A Prefeitura de Marituba irá realizar uma grande ação em alusão ao Dia Internacional da Mulher neste sábado (11), no Ginásio Poliesportivo Municipal. Das 08 da manhã às 15 horas, quem comparecer ao evento contará com serviços de beleza, emissão de documentos, serviços médicos, mais de 50 prêmios e muita informação objetivando garantia e à promoção dos diretos das mulheres.

Serão ofertados consultas médicas na área da Ginecologia, Clínica Geral, Pediatria, Ortopedia, Mastologia, Dermatologia e Odontologia.

Também serão ofertados serviços de aferição da pressão arterial, avaliação nutricional, enfermagem, emissão de Cartão SUS, exame preventivo de colo de útero, exame de ultrassonografia, medição de glicose, orientação psicológica, regulação de exames especializados, testes rápidos, tipagem sanguínea e vacinação.

Para promover a cidadania, a ação irá contar com Feirão Limpa Nome, emissão de carteira de identidade e de carteira de trabalho, atendimento da Sala do Empreendedor, Sistema Nacional de Emprego (SINE), cadastramento cursos e serviços da Sedeter , orientação de benefícios socioassistenciais e serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Inclusão e atualização do Cadastro Único e informações do Programa Renda Marituba.

As mulheres também irão contar com inscrições nas modalidades esportivas executadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), aulão de ginastica e atividade no espaço kids, além de show cultural e cortes de cabelo.

Para a realização do evento foram mobilizadas todas as secretarias municipais que empreenderam esforços para levar os serviços ao Ginásio.

Entre elas a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria Especial de Governo (Segov), Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel ).

Inserção de DIU – Para reduzir números de gravidez não planejada, diminuir números de gravidez na adolescência, reduzir gestações em mulheres, a Sesau irá implementar, a partir deste sábado (11), o serviço de inserção de DIU.

O serviço será direcionado às mulheres em idade fértil a partir dos 16 anos que sejam residentes do município de Marituba. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis.

Para participar do programa é necessário ser residente de Marituba e está cadastrada na unidade básica mais próxima de sua residência, participar do programa de planejamento reprodutivo e familiar da unidade básica de saúde, realizar consulta com enfermeiro, realizar o exame preventivo para saber se o paciente tem propriedade física para colocar o DIU e Realizar Teste Rápido e BetaHCG.

Da Redação Comus
Fotos Ary Brito