Marituba terá 61 ruas pavimentadas, por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado

O município foi contemplado com a pavimentação de 61 ruas

A população de Marituba terá, em breve, muito mais asfalto pela cidade. O município foi contemplado com a pavimentação de 61 ruas pelo projeto “Asfalto por todo Pará”. As obras serão realizadas pelo Governo do Estado em cooperação com a Prefeitura de Marituba. O serviço de infraestrutura abrange 23 km de extensão, distribuídos em 9 bairros.

A prefeita Patrícia Mendes e o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seidur), Coaraci Dias, estão visitando as ações em andamento da cidade. Na última semana, eles acompanharam os serviços em dois bairros. As caminhadas ocorreram no bairro União, quinta-feira (17), nas ruas 1º de janeiro, Valente e 2 de Maio. E, na segunda-feira (21), nas ruas Mogno e Castanheira, localizadas no bairro São João.

Ronaldo Pantoja, um marceneiro de 48 anos, disse que o problema existe há muito tempo e ficou muito feliz ao ver a máquina funcionando. “Eu moro no bairro União há 20 anos. Quando chove, o nível da água sobe e fica igual um rio. O serviço vai melhorar nossas condições de vida. Eu trabalho com móveis e fica melhor para ganhar com o trânsito de pessoas e carros”, celebrou.

“Estamos atendendo a solicitação da comunidade. Esse serviço de macro, micro drenagem e pavimentação é o sonho da população há muito tempo. O início do nosso mandato é regado com muito trabalho e muita obra. A gente está aqui para servir a população e dizer que a população pode contar conosco”, ressaltou a prefeita.

O planejamento inicial abrangeu os serviços de terraplanagem e pavimentação asfáltica, mas em alguns trechos, como na 1º de Janeiro, foi identificada a necessidade do serviço de drenagem. Portanto, o trabalho será realizado em etapas. Primeiro, a drenagem será realizada pela Seidur para o escoamento adequado das águas das chuvas. Após a conclusão, a pavimentação asfáltica será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

A prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, enfatiza a importância da parceria entre o governo estadual e o município. “O Governo do Estado está presente com a nova gestão, ouvindo os anseios e atendendo as demandas. Essa parceria é de extrema importância para resolver os problemas da nossa cidade. Estaremos juntos por toda Marituba”, frisou.

Devido as atividades na rua Mogno e Castanheira estarem mais avançadas, a entrega está prevista para os próximos dias. “Finalizamos a terraplenagem, em seguida vamos imprimar e depois asfaltar. A conclusão está prevista para os próximos dias, mas dependemos do clima para concluir”, afirmou a engenheira Jéssica Santos, responsável pelas obras.

A prefeita Patrícia Mendes e o titular da Seidur, Coaraci Dias, vistoriam os serviços

Essa política pública traz muitos benefícios para a sociedade. O titular da Seidur, Coaraci Dias, explicou sobre os resultados proporcionados pela infraestrutura de qualidade. “O acesso às ruas com boas condições de tráfego permite o deslocamento mais confortável, seguro e rápido.  Valoriza os imóveis e evita prejuízo com os veículos. Além de contribuir com a saúde das pessoas”, ressaltou.

Os moradores do bairro São João não escondem a alegria de ver finalmente as obras de asfaltos em suas ruas. “Eu moro aqui há 30 anos, é a primeira vez que vejo uma obra de verdade. Tenho o prazer de ver a prefeita acompanhando a obra. Nós queríamos melhoria na rua e estou satisfeita porque já estou vendo”, festejou Orlandira Setúbal, 66 anos.

Texto: Poliana Suene

Fotos: Vitor Dagort