Marituba segue vacinando idosos com idade entre 85 e 89 anos

Dona Irene recebeu a vacina nesta segunda-feira (01)

A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), segue com o cronograma de vacinação contra Covid-19, imunizando idosos com idade entre 85 e 89 anos. A partir desta segunda-feira (1), a vacinação passa a acontecer nas Unidades de Saúde do município – postos fixos –, de acordo com calendário organizado pela Vigilância Epidemiológica do município. Deste modo, o idoso que faz parte desta categoria deve se dirigir a unidade de saúde mais próxima da sua residência para garantir a sua imunização.

“Eu sinto um alívio, já esperava por essa vacina há um tempo e, graças a Deus, ela veio”, afirmou Elizabeth Pereira, após levar a mãe, Irene da Conceição, de 87 anos, para receber a primeira dose da vacina na UBS Uriboca. “É um alento para a gente, que tinha vontade de abraçá-la e há quase um ano não conseguimos”, detalhou.

As Unidades de Saúde responsáveis pela vacinação contra o coronavírus nesta segunda-feira são: UBS José Coelho Serrão, UBS Uriboca, UBS Santa Lúcia e UBS Santa Clara.

Segundo a coordenadora de Imunização de Marituba, Diana Santos, as unidades responsáveis pela imunização irão funcionar como postos fixos de vacinação no horário de 8h30 às 11h30, e, durante o período da tarde, os postos volantes seguirão com destino a casa dos idosos que possuem dificuldade em locomoção, garantindo, assim, a vacinação de todos.

A técnica de enfermagem da Vigilância Epidemiológica Francisca da Cruz esteve na unidade Santa Clara, acompanhando a vacinação. “Hoje estamos fazendo essa ação em quatro unidades, mas cada equipe possui um técnico em enfermagem da Vigilância, acompanhando e auxiliando nas unidades junto com a equipe de vacinação”, disse. Ela explica ainda que todas as famílias que possuem algum idoso que faz parte deste grupo de vacinação foram informadas por um agente comunitário de saúde sobre a data da imunização, para que compareçam, com esse familiar, a uma unidade básica de saúde.

Até o último sábado (27), Marituba havia recebido, ao todo, 2.670 doses de vacina contra o Coronavírus, e imunizado 2.211 pessoas, entre as quais, 90 idosos com idade de 90 anos ou mais e 48 idosos com idade entre 85 e 89 anos. Confira, abaixo, o cronograma de vacinação do grupo de 85 a 89 anos de idade:

Texto: Aline Carvalho

Foto: Ary Brito