Marituba sediou, na manhã desta terça-feira (07), o Fórum Perinatal Metropolitana I, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), no Decouville. O Fórum Perinatal Metropolitana I acontece desde 2009, em parceria com os secretários, conselheiros, maternidades, hospitais, unidades básicas de saúde e estratégia saúde da família, universidades e profissionais de saúde.

O diretor de Atenção Básica do município, Victor Cunha, explica que o Fórum é um espaço de discussão de práticas materno infantil, com foco na obstetrícia e neonatal.

Victor Cunha explica que o Fórum é um espaço de discussão de práticas materno infantil, com foco na obstetrícia e neonatal.

“O objetivo é apontar estratégias dos municípios e as políticas públicas voltadas para a saúde da mulher e da criança, sendo um espaço de discussão e levantamento de pautas importantes para saúde desta população”, declara o diretor.

Durante o encontro foi discutida a Regulação dentro da Rede de Atenção Materno Infantil (Rami) além de ter sido realizado uma avaliação dos dados de óbito materno e infantil registrados nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara.

Para a coordenadora de Saúde da Criança da Sespa, Ana Cristina Guzzo, o Fórum tem grande importância na estruturação da RAMI no estado.

Para Ana Cristina Guzzo o Fórum tem grande importância na estruturação da RAMI no estado.

“Aqui os profissionais vêm discutir os fluxos, o atendimento, a mortalidade, a regulação na gestação de alto risco”. A médica destaca que cerca de 15% das gestações são classificadas como de alto risco.

“Esse itinerário no atendimento acaba comprometendo a qualidade dessa assistência e, inclusive gerando gestantes de alto risco”, comentou.

Vigilância – Durante o Fórum foi apresentado o decreto que cria o Comitê de Mortalidade Materna infantil e Fetal no município de Marituba publicado no dia 06 de fevereiro pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau),  com a finalidade de investigar os óbitos e apontar soluções para os casos.

O comité é formado por representantes da Vigilância Epidemiológica, da Diretoria de Atenção à Saúde, da Coordenação da Saúde da Mulher, do Hospital Augusto Chaves Rodrigues, da Diretoria de Regulação, Avaliação,Auditoria e Controle (Dirac) e do Conselho de Saúde do Município.

O Fórum Perinatal é resultado de uma parceria dos municípios da Região Metropolitana de Belém e é realizado uma vez a cada mês, a partir de discussão de uma pauta pactuada no encontro anterior.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito