Com o objetivo de fortalecer os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), Marituba sediou o I Encontro Regional de OPMs e Rede de Atendimento, na Região do Guajará, que compreendem os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara. O encontro foi promovido pela Promovido pela Secretaria de Estado das Mulheres e aconteceu nesta quarta (27) e quinta-feira (28), no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP).

O evento teve como objetivo ainda formar conteúdos inerentes a efetivação das Políticas Públicas para as Mulheres e na articulação intersetorial com a Rede de Atendimento às Mulheres.
Durante o I Encontro Regional de OPMs cada representante municipal apresentou os trabalhos na rede de atendimento à mulher do seu município, apontando as suas experiências, suas expectativas e seus planejamentos.
A programação ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro dia (27) e a manhã do segundo dia de evento dedicada a gestores e coordenadores dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara e rede de atendimento às mulheres. Já a tarde do segundo dia (28) foi destinada a Rede de Atendimento às Mulheres do Município de Marituba e Conselho dos Direitos das Mulheres.

A Secretária Municipal Especial da Mulher de Marituba, Lucinery Rezende, explica que a tarde o segundo dia de evento foi voltada ao município de Marituba. “Identificamos que o nosso município está à frente de muitos municípios deste país quando se fala em proteção à mulher. Possuímos uma rede completa de atendimento a mulher em plena sintonia construindo uma política forte em favor da mulher”, pontuou.
“A Prefeitura de Marituba, inclusive, já assinou um termo de cooperação para a construção da Delegacia da Mulher (DEAM) e da Patrulha Maria da Penha, em parceria com a polícia Civil, Polícia Militar e o Tribunal de Justiça visando oferecer mais proteção ainda às nossas mulheres de Marituba. A Casa de referência para atendimento à mulher é outro serviço que queremos implementar para oferecer segurança à mulheres vitimas de algum tipo de violência”, complementou.
Da Redação Comus
Fotos: Fernando Nobre




