O município de Marituba recebe, nesta quinta-feira (5), a Conferência Regional de Meio Ambiente da Região de Integração Guajará, realizada no Instituto de Pesquisa, Ensino e Arte (IPEARTE). Este evento é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e tem como tema principal a “Emergência Climática: os Desafios da Transformação Ecológica”.
A 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente é uma realização do Governo do Estado do Pará, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da Prefeitura Municipal de Marituba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município.
O evento reúne gestores públicos, sociedade civil e especialistas para debater estratégias regionais e encaminhar propostas à Conferência Estadual de Meio Ambiente. Com início às 8h, a programação inclui palestras, grupos de trabalho e apresentações culturais.
Urgência Climática
A abertura do evento destaca o impacto das mudanças climáticas no Brasil, especialmente no ano de 2023, marcado por ondas de calor, inundações e secas extremas.
Debates e Soluções
Os debates serão organizados em torno de cinco eixos principais:
Redução de emissões de gases de efeito estufa;
Prevenção de riscos e minimização de perdas e danos;
Justiça climática;
Transformação ecológica;
Governança e educação ambiental.
Propostas elaboradas durante os trabalhos serão priorizadas e defendidas em plenária, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes.
Participação e Cultura
Após as discussões técnicas, a programação cultural inclui apresentação da Filarmônica do IPEARTE e show de Led Gil (voz e violão).
A Conferência reflete o compromisso da Prefeitura de Marituba em liderar debates ambientais e reforçar a conscientização sobre a crise climática em nível local e regional.
5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente
Data: 05 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 8h
Local: Instituto de Pesquisa, Ensino e Arte -IPEARTE – Br 316 km14, 180