Marituba se prepara para a COP30 com ação de capacitação para empreendedores

0

Evento do Ministério do Turismo traz qualificação e crédito para fortalecer negócios locais e impulsionar o desenvolvimento turístico.

No próximo dia 6 de novembro, Marituba será palco do Workshop Cadastur 3.0, uma ação estratégica do Ministério do Turismo para fortalecer o setor empresarial e preparar empreendedores para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O workshop acontecerá das 18h às 21h, no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) e contará com a presença de técnicos do Ministério do Turismo.

O Workshop Cadastur 3.0 é uma realização do Ministério do Turismo (MTur), Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e da Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter) com apoio da Associação Comercial Empresarial e Industrial de Marituba (ACEIM) e contará com uma série de serviços para qualificar e expandir as oportunidades de negócios na cidade.

A programação do Workshop inclui uma série de atividades e atendimentos especializados voltados para pequenos e médios empreendedores que buscam se adequar às demandas da COP30, que vão desde orientações técnicas da sala do empreendedor pelo Sebrae a orientações sobre linhas de crédito.

“Esse é um passo importante para ampliar o protagonismo dos nossos empreendedores em um momento único para a nossa região, com a chegada da COP30. Queremos garantir que estejam prontos para aproveitar as oportunidades que virão”, afirma Amanda Borges, diretora de economia da Sedeter.

Atendimento especializado e acesso a crédito

Entre os serviços, o evento contará com uma “Sala do Empreendedor” coordenada pelo SEBRAE, que oferecerá orientação e capacitação sobre negócios, além de atendimentos de instituições bancárias para facilitar o acesso a linhas de crédito que apoiem os empresários locais. A presença do Procon, com uma ação para limpeza de nome em cadastros de inadimplentes, é outro destaque, promovendo a regularização e estabilidade financeira de empreendedores que podem encontrar dificuldades na captação de recursos.

O evento ainda contará com o IDE FLOR Bio e a “Sala do Açaí”, espaços pensados para capacitar empreendedores que atuam com produtos da biodiversidade e valorização da cultura local, como o açaí.

Cadastro para aluguel de imóveis na COP30

Outro aspecto importante da ação em Marituba será o cadastro de imóveis para aluguel durante a COP30. A demanda por hospedagem deve crescer exponencialmente em Belém e arredores com a chegada de pessoas para participar da COP. O Ministério do Turismo, junto com o governo do Pará e a Prefeitura de Marituba, destaca a importância de que os imóveis estejam regularizados para aluguel, garantindo segurança e qualidade para quem vem ao evento e, ao mesmo tempo, uma nova fonte de renda para os moradores locais.

A diretora de economia da Sedeter, Amanda Borges, enfatiza que o Workshop é voltado a empresários e empreendedores e microempreeederes visando melhorar o ambiente de negócio para COP 30.

“O Workshop Cadastur 3.0 vem trazer melhoria para de ambiente de negócios voltado a COP30 para ajudar estas pessoas a gerar mais renda e lucro durante a  COP30 e após ela também”, disse.

A expectativa é que o evento mobilize a comunidade local e gere impacto positivo tanto para o comércio quanto para o setor de serviços, colocando Marituba em destaque no cenário preparatório para a COP30.

O diretor de Turismo da Sedeter, David Souza, descata que o workshop visa atrair investimentos para os empreendimentos locais “aquecendo a economia e gerando emprego e renda para o município”, afirma.

Para participar, é necessário realizar inscrição prévia através do link disponibilizado (https://forms.gle/xUQd3bPAnDGMKPFe7).

Da redação Comus

Imagem: Divulgação

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade