Marituba registra primeiro óbito e primeira cura de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Marituba anunciou nesta quarta-feira, 15, o primeiro caso de óbito decorrente de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Trata-se de um idoso de 73 anos, com histórico de diabetes e cardiopatia.

Também nesta quarta, a Prefeitura de Marituba divulgou o primeiro caso de cura de um infectado pelo novo coronavírus. Ele foi o paciente número 1 da covid-19 no município e permaneceu em isolamento domiciliar por 14 dias, com acompanhamento permanente das equipes de saúde de Marituba. Seguindo o protocolo, ao desaparecerem os sintomas, o paciente fez novos testes, confirmando a cura.

O paciente idoso que veio a óbito por causa do coronavírus deu entrada na Unidade de Pronto-Atendimento no dia 2 de abril, fez o teste no dia 3, mas infelizmente faleceu nesse mesmo dia. Somente agora, quase duas semanas após o óbito, o Laboratório Central do Governo do Estado confirmou que ele fora infectado pelo coronavírus.

O resultado dos exames que comprovam ou descartam a contaminação têm demorado cada vez mais, devido à grande demanda que chega ao Laboratório Central do Estado. No dia 11 passado, um caso suspeito de coronavírus não resistiu ao quadro grave de insuficiência respiratória e também faleceu antes que o município conseguisse transferi-lo para uma UTI. Todos os pedidos foram negados, alegando-se falta de leitos. Até esta noite o Lacen ainda não havia confirmado se, neste caso, houve infecção por coronavírus.

Por causa dessa dificuldade no diagnóstico, o prefeito de Marituba, Mario Filho, abriu processo de aquisição de testes rápidos, cujos kits são importados, o que representa alguma demora na entrega.