Marituba recebeu o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023 no último sábado

0

O casal Tiago Lobato, 34 anos, e a autônoma Rejane da Silva, 34 anos, são pais do Paulo de Tarso, de 07 anos. No sábado, eles levaram o filho para participar do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023 que ocorreu pela primeira vez no município.

O evento teve um grande numero de inscritos em Marituba e ocorreu no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).

“Esta é uma iniciativa muito boa para os alunos que estão descobrindo novas habilidades e quem sabe, poderá revelar novos talentos olímpicos”, comentou.

Neste ano, o evento realizado nacionalmente, recebeu 20.618 inscrições em 119 localidades das 27 unidades federativas do Brasil.

O casal Tiago Lobato e Rejane da Silva são pais do Paulo de Tarso, de 07 anos.

O número representa um recorde no evento, que, até então, teve sua maior edição em setembro do ano passado, quando recebeu mais de 15 mil participantes em todo o país.

Em Marituba foram realizadas as modalidades do vôlei sentado, atletismo, bocha e basquete. Para o secretário especial de Governo, Anderson Lima, o Festival Paralímpico irá inserir nossas crianças no esportes paralímpicos . “ E também inserir o município de Marituba no cenário olímpico dos esportes no Brasil”, destacou.

A bocha foi uma das modalidades

A iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem o objetivo de promover a experimentação esportiva, de maneira lúdica e inclusiva, para crianças com (80%) e sem (20%) deficiências.

O Festival também estreia um novo formato em 2023. Pela primeira vez, o CPB promoverá duas etapas em um único ano.

A segunda edição ocorrerá no próximo 23 de setembro, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).

A abertura do evento contou com dança em cadeira de rodas

 

Dos núcleos selecionados, 34 são Centros de Referência, projeto que faz parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
O Festival Paralímpico conta com o patrocínio das Loterias Caixa.

Da Redação Comus 

Fotos: Fernando Nobre 

 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade