Marituba recebe nesta sexta-feira (07) os Diálogos Regionais para contribuir com a agenda do Y20

0

O município de Marituba irá receber na próxima sexta-feira (07) Diálogos Regionais, proposto pelo grupo de engajamento Youth20 que oportuniza a pessoas e entidades que trabalhem as pautas prioritárias do grupo propor e promover eventos em colaboração ao G20 Social. As contribuições serão sistematizadas e apresentadas pela delegação brasileira durante a Cúpula do G20 em agosto.

Os Diálogos regionais Y20 ocorrem dentro da programação do Fórum Ambiental Municipal, que será realizado no Instituto de Ensino da Segurança do Pará (IESP), na BR-316 e que abre nesta quinta-feira (06).O fórum inclui mesas redondas e palestras sobre protagonismo juvenil, sustentabilidade estratégias para a COP30 e a importância da economia circular e das cooperativas de catadores.

De acordo com a coordenação nacional do evento, este representa um momento histórico para a construção de alianças globais voltadas para a implementação de políticas públicas nacionais e internacionais com foco nas demandas centrais identificadas pela população jovem nacional.

Para isso foi aberto edital e com o objetivo estimular a descentralização do diálogo sobre os temas prioritários de discussão do Youth20 (Y20), através da realização de Diálogos Regionais, eventos presenciais e virtuais, associados.

“Com o edital para os Diálogos Regionais criamos a oportunidade de que um maior número de jovens, dos mais diferentes territórios e regiões do Brasil conheçam e participem das discussões do Y20. Eles poderão ter suas contribuições sistematizadas e apresentadas pela delegação brasileira durante a nossa Cúpula em agosto”, colocou Marcus Barão, chair do GE.

No estado do Pará, somente a capital Belém e Marituba foram contemplados. “Esse é um momento histórico para Marituba”, ressaltou a secretária municipal de Meio Ambiente”, Renata Novaes.

“Marituba participou de um edital junto ao G20, que são os 20 países membros que fazem parte desse movimento, no qual se procura políticas públicas lotadas ao desenvolvimento sustentável e Marituba foi contemplada. Seremos a cidade que vai receber o Fórum da Juventude do G20, onde nós vamos discutir mudanças climáticas e justiça socioambiental. Serão dois dias de fórum onde nós teremos autoridades, pesquisadores, a comunidade e lideranças.

O evento em Marituba foi proposto pela Câmara Técnica de Juventude do Fórum de Mudanças e Adaptações Climáticas (FPMAC) e terá como tema “Mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável.

A Cúpula do G20 representa a conclusão dos trabalhos conduzidos pelo país que ocupa a presidência rotativa do grupo. É o momento em que chefes de Estado e de Governo aprovam os acordos negociados ao longo do ano, e apontam caminhos para lidar com os desafios globais.

No Brasil, a Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.

Programação do Youth20 em Marituba:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade