Marituba recebe ministro das cidades

O ministro das cidades, Gilberto  Kassab, se reúne nesta sexta-feira com o prefeito Mário Filho (PSD) no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB). Na pauta, o prefeito vai entregar ao ministro Kassab o projeto de um pólo industrial em Marituba e de urbanização de 18 quilômetros de avenidas estratégicas para a cidade. A reunião ampliada vai acontecer às 16:30 no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará ( IESP), onde o ministro, que é do mesmo partido de Mário Filho, recebe também o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro.

Para Marituba, Mário Filho vai apresentar a Kassab o projeto do pólo industrial da cidade, que envolve a construção de um condomínio de imóveis industriais no quilômetro 04 da rodovia Alça Viária. O projeto vai ocupar as duas margens da rodovia, com capacidade inicial para 250 indústrias, incluindo um pólo moveleiro e um de confecções.

O projeto prevê a expansão posterior do pólo para  comportar grandes indústrias. A solicitação da área foi feita por Mário Filho desde o ano passado e está em processo de liberação junto ao Instituto de Terras  do Pará (Iterpa). “Nosso objetivo com a implantação do pólo industrial é  dar um novo impulso de desenvolvimento ao Estado do Pará na área metropolitana”, destaca Mário Filho.

Ele diz que o grande diferencial do pólo de Marituba é que ele será construído às margens da maior reserva florestal de região metropolitana do mundo, que é  a floresta da Pirelli, na região da Alça Viária. Para proteger a reserva, será criado um cinturão de indústrias ecologicamente corretas na área mais próxima da floresta.

O prefeito de Marituba também vai pedir ao ministro das cidades recursos para a pavimentação de 7 ruas importantes para a mobilidade urbana e ainda a iluminação dos 9 quilômetros da BR-316 localizados no perímetro urbano de Marituba.