Marituba realizou a 7ª Feira da Agricultura Familiar na manhã desta sexta-feira (08)

Às vésperas do almoço do Círio de Nazaré, cerca de 25 pequenos produtores participaram, na manhã desta sexta-feira (08), na Praça da Matriz, da “7ª Feira da Agricultura Familiar” que trouxe como tema a “Fé na Produção Maritubense”. A feira foi realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Sedap).

o Jambu, planta típica no norte do Brasil, e muito utilizada na culinária paraense, foi um dos itens mais procurados durante a realização da feira. Ele também é o item carro chefe da produtora agrícola, Maria Leocádia, 61 anos, que trabalha com a produção de folhagem (cheiro verde, cebolinha, couve flor e alface), há mais de 40 anos, na comunidade Santa Rita, em Marituba.

Com passar dos anos, Leocádia se tornou referencia no fornecimento do produto para os vendedores de comidas típicas, a exemplo do tacacá e vatapá. “É da agricultura que tiro o sustento da minha família. Através dela também invisto para melhorar cada vez mais a produção e agradar os clientes com produtos de ótima qualidade”, disse.

Leocádia: “é da agricultura que tiro o sustento da minha família”

A feira, que visa promover o resgate da produção agrícola do município, oportunizou à população preços acessíveis dos produtos que compõem o almoço da festa do Círio de Nazaré. O resgate, é uma das principais metas da Sedap, que tem realizado eventos para fomentar a agricultura familiar em Marituba. No próximo mês, a secretaria realizará um festival do açaí.

“Por mais de uma década esse setor não ganhou nenhum tipo de investimento no município. A Sedap monitora toda a cadeia produtiva, oferecendo diversos tipos de assistência aos produtores”, explicou o diretor de Aquicultura da Sedap, Moore Silva.

A Sedap promove ainda, em parceria com  Sebrae e Emater, capacitação para melhorar cada vez mais a produtividade agrícola, proporcionando aos produtores ampliar horizontes e fomentar a participação de forma mais engajada nas atividades econômicas desse setor tão importante para Marituba.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito