Marituba realizará a 2ª Edição do Festival do Açaí de Marituba nos dias 27 e 28 de agosto

0

Marituba irá realizar, nos dias 27 e 28 de agosto, a segunda edição do Festival do Açaí do município. Este é o maior evento gastronômico e cultural em torno da cadeia de produção do fruto do açaí, na Região Metropolitana de Belém.

Este ano o evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de agosto de 2022, na Praça Matriz de Marituba e contemplará 10 batedores de açaí com seus equipamentos e variedade de comercialização, 10 cozinhas com pratos a partir do açaí, 10 artesãos com peças fabricadas, também, a partir do fruto do açaí.

Estima-se 30 expositores, sendo 10 batedores de açaí, 10 cozinhas, 10 artesãos de forma direta e formalizada. Já a estimativa de público em geral nos dois dias de evento é de três mil pessoas, do município de Marituba e também de outros municípios da Região Metropolitana de Belém.

A programação contará com apresentações artísticas e culturais, incluindo o concurso cultural “Rainha do Açaí”.

O objetivo da programação é incentivar a produção agrícola do fruto, o fomento mercantil dos segmentos da indústria e comércio e o artesanato local de maneira formalizada com foco nos empreendedores locais, orientar e capacitar os vendedores sobre as boas práticas sanitárias do seu manuseio do início ao fim da cadeia produtiva, além de celebrar as manifestações culturais do imaginário popular paraense em torno do açaí.

Potencial geográfico – o secretário municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca, Yuri Bastos, explica que a produção agrícola do fruto do açaí em Marituba ainda é feita em pequena escala, contudo, o município tem potencial técnico e geográfico para expandir essa produção, mais especificamente no bairro agrícola do Riacho Doce.

“Assim como marco inicial do processo de fomento, o festival será fundamental para promover o incentivo aos pequenos produtores rurais a desenvolverem a produção de açaí contando com apoio por meio de capacitação técnica que será oferecida aos agricultores interessados”, destaca.

Marituba possui pelo menos 300 pontos fixos de venda de açaí. Formado, em sua maioria por pequenos empreendimentos que ainda não possuem formalização legal e ficam à margem dos benefícios sociais que uma formalização empresarial pode oferecer.

“O festival, além de um evento festivo, será também uma mobilização para o desenvolvimento econômico, focando no incentivo à formalização dos pequenos empreendedores locais que comercializam açaí”, ressaltou.
O festival pretende ainda ser uma exaltação cultural que envolverá a comunidade escolar por meio da música, dança, teatro e tecnologia.

Além da ênfase na gastronomia típica que é, muitas das vezes, a principal fonte de renda de famílias do município e a valorização do artesanato local como potenciais empreendimentos lucrativos de Marituba.
Profissionalização da cadeia produtiva do açaí – Yuri Bastos destaca que uma das principais contribuições do festival será a oportunidade de comercialização com foco na geração de renda às pequenas, médias e grandes empresas e principalmente ao pequeno comerciante autônomo.

As inovações previstas para a 2ª edição do festival gira em torno da cadeia produtiva do açaí com a implementação da política agroecológica do plantio e colheita, além do acompanhamento das boas práticas sanitárias feitas pelos batedores, passando pela comercialização por meio do incentivo à formalização dos comerciantes, até o descarte consciente e o reaproveitamento do caroço para o uso artesanal.

Serviço:
2ª Edição do Festival do Açaí de Marituba
DATA: 27 e 28 de agosto de 2021
Hora: A partir das 18 horas
Local: Praça da Matriz

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade