Marituba realiza vacinação antirrábica nesta quarta-feira, dia 25

Sugestão de Pauta

Assunto: Campanha de Vacinação antirrábica

Data: 25 de agosto (quarta-feira)

Local: Polo Ambiental de Marituba, na Estrada da Pirelli, 2030, no bairro do Decouville.

Hora: 09 às 14 horas

Chegou a vez de cães e gatos de Marituba se protegerem contra a raiva. A Secretaria de Meio Ambiente de Marituba (Semma) irá realizar a campanha de vacinação antirrábica gratuita na próxima quarta-feira (25) . Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis com idade a partir de 4 meses. Os donos dos pets devem agendar a vacina através do número (91) 988901914. Equipes da Semma estarão nos bairros vacinando os animais que não podem ir até o polo.

No Polo Ambiental de Marituba, onde funciona o projeto “AUmigos”, serão disponibilizadas 100 doses.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Marituba, Fernando Braun explica que a raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio da mordedura, arranhadura ou lambidas de animais contaminados. “Apesar da raiva ser uma doença já controlada, esta é a única forma de garantir a saúde do animal”, explica Fernando Braun.

A raiva é um tipo de doença que pode ser transmitida do animal para o homem. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais acometidos pela doença.

Cães e gatos contaminados mostram reações da doença entre 10 e 60 dias. Os principais sintomas nos animais são: excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência.

No dia 25 de setembro, a campanha de vacinação antirábica será estendida para as Unidades Básicas de Saúde e outros locais e horários a serem divulgados posteriormente.