Em alusão ao Dia Internacional do Câncer na Infância, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou, nesta terça-feira (15), uma roda de conversa com crianças atendidas no Centro Especializado em Reabilitação (CER) a fim de alertar crianças para os cuidados e sintomas da doença.

Coordenadora do Programa Saúde da Mulher e da Criança, Glauce Ribeiro

O evento foi mediado pela coordenadora do Programa Saúde da Mulher e da Criança, Glauce Ribeiro. “É importante atentar que o câncer tem cura e há formas de tratar a doença no próprio município. Além disso, no nosso Estado a gente conta com o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo para atendimento e tratamento do câncer infantil”, afirma.

A roda de conversa contou ainda com a presença do pequeno Asafe Nascimento, 6 anos, e a sua mãe Reylla Nascimento que contou sobre o processo de descoberta e tratamento do câncer no Asafe. “Desde muito pequeno ele apresentou o aumento do tamanho de um dos braços. Aos dois anos, descobrimos que esse problema evoluiu para um tumor e precisava de quimioterapia.  O processo foi doloroso, mas a gente conseguiu retirar o tumor por meio da amputação do braço do meu filho”, explica.

Reylla e Asafe Nascimento

“Nós tivemos todo o suporte possível no tratamento do meu filho, os profissionais do Hospital Oncológico Infantil são maravilhosos. Atualmente, o Asafe vive uma vida normal sem limitações”, pontua.

Ao final, os participantes da roda de conversa foram apresentados ao APPonco, um aplicativo que possibilita mais informações a respeito do câncer. Inclusive, com telefones e endereços importantes para suporte em informações sobre o assunto.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito