Marituba realiza poda de árvores: veja como solicitar o serviço

As árvores localizadas em vias públicas são de responsabilidade da gestão municipal

As árvores fazem parte da paisagem urbana, mas é preciso saber quais são os cuidados necessários para manutenção. Ao identificar uma árvore caída ou com risco iminente, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros, através do telefone 190 ou 193. Quando a vegetação oferecer risco à rede de eletricidade, é recomendado ligar para Equatorial Energia, por meio do número 0800 091 0196.

A poda de árvores em terreno particular é responsabilidade do proprietário, mas caso esteja em via pública é necessário solicitar à Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em colaboração com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seidur).

Para segurança dos moradores, os procedimentos de corte, supressão ou poda de árvore em locais públicos devem ser realizados por profissionais com equipamentos adequados. Além disso, o serviço especializado encontra soluções personalizadas para atender a população. “Eu plantei a árvore em 2005, me diverti muito embaixo dela. Mas agora está atrapalhando a passagem. Se não tirasse, ia prejudicar o muro devido às raízes que estavam crescendo para o terreno do vizinho. Então, para evitar conflito, solicitei que a árvore fosse retirada”, relatou Hilma Alves, 52 anos.

A requisição é feita em duas fases. Por motivo de legislação, a poda da árvore precisa de permissão ambiental, cujo documento é emitido pela Semma. O interessado deve requisitar na rua Assis Dória, 650, Pedreirinha. A equipe é acionada para avaliar a planta. Após a autorização ser emitida, para executar o serviço é preciso protocolar na Seidur, localizada na rua Antônio Bezerra Falcão, 1351, Mirizal.

Texto e fotos: Poliana Suene