Marituba realiza o lançamento do projeto educacional “Ideb A Todo Vapor”

O lançamento aconteceu no auditório da Casa do Oleiro, Centro, Marituba

A Prefeitura Municipal de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou na tarde de segunda-feira, 15, o projeto educacional #IdebATodoVapor 2023. Fora uma programação extensa, que começou com a explanação dos resultados do primeiro Teste de Monitoramento de Aprendizagem de Marituba, realizada pela Equipe de Avaliações em Larga Escala da Semed e culminou com a palestra: “Educação Básica com Qualidade Social e o Aumento dos Indicadores Educacionais”, ministrada pelo Professor Doutor Herbert Lima.

“O objetivo é compartilhar, a partir do histórico da política educacional do município de Sobral, Ceará, a importância dessas avaliações externas para a promoção da aprendizagem dos estudantes”, destacou o Professor Herbert Lima.

Herbert Lima é Professor da Universidade Federal do Ceará e atualmente é Secretário Municipal de Educação do município de Sobral. É considerado mentor de organização e promoção na qualidade da educação básica no Nordeste brasileiro, inspirando outros municípios à elevação da qualidade da educação básica.

Professor Herbert Lima é referência nacional para tratar de avaliações externas e seus indicadores de qualidade da educação

O município de Sobral é referência em qualidade da educação pública no Brasil, êxito de 25 anos de muito trabalho. Ocupa por sete vezes consecutivas o primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB.

#IdebATodoVapor

Visa a melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas municipais, bem como a evolução dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos próximos anos. Entre os objetivos específicos destacam-se: promover mudanças no quadro numérico de notas; conscientizar a comunidade escolar acerca do processo avaliativo e a importância dos índices; proporcionar que a rede de ensino municipal de Marituba se torne referência no Estado do Pará e elevar os índices quantitativos e qualitativos da educação básica municipal.

Cerca de 700 professores participaram do lançamento do projeto educacional

Projeto de iniciativa do poder executivo, o #IdebATodoVapor foi sancionado como lei municipal de Nº 607, no dia 30 de junho de 2022.

O evento teve como público-alvo os professores de Língua Portuguesa e Matemática das turmas do 5º e 9º anos, gestores e coordenadores pedagógicos de 38 escolas da rede municipal de ensino de Marituba.

Há 7 anos ministrando aulas na rede municipal de ensino município de Marituba, a professora da Educação Geral da Escola Municipal São José, Leni Silva, descreveu o momento como “ímpar para Marituba, em que somasse ao trabalho intensificado junto aos alunos para que, assim como Sobral, alcancemos resultados exitosos no Ideb”.

Ao centro, Professora Leni Silva

Aproximadamente 3. 500 alunos farão a prova do Saeb, em Marituba, a ser realizada entre os dias 23 de outubro e 11 de novembro de 2023.

Texto: Ascom Semed
Fotos: Fernando Nobre e Atácia Santos