Marituba realiza o Concurso Oficial de Quadrilhas Juninas neste sábado (25)

o concurso será realizado de forma presencial.

Marituba volta a realizar presencialmente o Concurso de Quadrilhas e Misses Juninas dentro da programação “Marituba e Suas Marias Bonitas: Um São João de Força e Transformação”, na noite deste sábado.

O concurso contará com as categorias de quadrilhas juvenil e adulto e misses Caipira, Simpatia, Mulata e Miss Mixe. No dia 25 de Junho a programação terá a apresentação de todas as quadrilhas concorrentes e suas misses. A programação segue no dia 26 de junho, com apresentação de quadrilhas e misses campeãs.

Em 2021 foi realizado em formato virtual.

Ao todo serão seis quadrilhas e suas respectivas misses que irão concorrer ao título de campeãs. Quadrilha Encanto Junino, Quadrilha Roceiros do Amor, Cheiro Cheiroso, Renovação, Guardiões Juninos e Roceiros da Juventude estarão concorrendo.

Encanto Junino – Foi fundada em 1993 visando resgatar a cultura junina no bairro da Predreirinha. Este ano está formada com 16 pares trazendo a temática “A Luneta do Tempo” onde conta, através de um cordel literário os devaneios de Lampião. Tudo através de uma linguagem poética. Traz coreografia de Rui Guilherme e Thiago Duarte com pesquisa da obra e figurino de Rui Guilherme Lourinho.

Quadrilha Guardiões Juninos -Fundada em 1 de janeiro de 2003, tem como atual presidente Terezinha Silva e vice presidente Miguel Aroldo. Este ano aborda o tema “Junho é minha essência o carnaval dos quadrilheiros porque São João é o ano inteiro, prazer me chamo Elba Ramalho dos forrozeiros”. A quadrilha resgata os jovens com a intenção de ingressar no mundo cultural.

Neste ano o concurso será realizado dentro da programação do São João de Marituba.

Renovação Junina – foi fundada no dia 15 de agosto de 2020, no bairro Decouville e tem como presidente Antônio Marcos Cavalcante Pereira e vice Sirdley Pereira dos Santos. A Renovação Junina foi criada com o intuito de abrilhantar as noites de São João, trazendo alegria e Cultura ao povo de Marituba. Nesse ano de 2022 a quadrilha Renovação Junina traz como tema, “Condes e Condessas”, representando um baile na corte no século 18 sem fugir do contexto junino.

Cheiro Cheiroso – Do bairro Decouville, o Instituto Cheiro Cheiroso, entidade sem fins lucrativos, desenvolve atividades culturais na área da dança há 19 anos com adolescentes e jovens. O tema deste ano é “O ARTISTA TRANSFORMISTA NO SÃO JOÃO” falando da transformação através da arte, das cores, da alegria, dos jeitos e da emoção, seja homem ou seja mulher, travesti, transformista, mas seja sempre um grande quadrilheiro. O grupo é composto por 14 pares.

Roceiros do Amor – fundado no ano de 2009 com o objetivo de resgatar a cultura no bairro de Almir Gabriel. Vem formada por 16 pares trazendo o tema ” Com Renda, Fita, Fuxicos e Chita que eu danço essa festa bonita.
Roceiros da Juventude – Fundada em 2002 no bairro Novo Horizonte, por Rosa Maria que queria resgatar e fortalecer a cultura popular no bairro. A quadrilha vem formada por 16 pares com passos tradicionais da manifestação como a dança da vassoura, caracol, caminho da roça, etc. A trilha musical que embala o grupo vem com canções de Luiz Gonzaga e músicas autorais.

Comissão Julgadora

Conjunto
Jotta C. é artista natural de Ananindeua. Ao longo de sua carreira atuou como bailarino e coreógrafo tendo conquistado prêmios como melhor bailarino, coreógrafo revelação e melhor coreógrafo.

Coreografia
Higor de oliveira é licenciado pleno em dança pela UFPA. Mestrando em Educação, pesquisador/intérprete criador/coreógrafo/ produtor cultural.

Evolução
Igor Marques – Artista, produtor cultural, professor, pesquisador de manifestações artístico-culturais e mestre em Ciências da Educação

Traje
Alex Wendel Pinto – Bacharel e Licenciado em Artes Visuais e Tecnologia pela Unama. É designer de figurinos e produtor cultural pela Escola de Moda Profissional de São Paulo e Escola de Teatro e Dança da UFPA.

Marcação
Agenor del Valle – Folclorista, ator, diretor teatral e produtor cultural, mestre da cultura popular, reconhecido pelo Ministério da Cultura.

Serviço:
Concurso Oficial de Quadrilhas Juninas de Marituba
25 de junho de 2022
Local: Praça da Matriz de Marituba
Hora: A partir das 18 horas.