Marituba realiza mutirão de oftalmologia

Ao todo, 500 pessoas foram atendidas no mutirão

Um mutirão de oftalmologia, com triagem e encaminhamento para consultas oftalmológicas aconteceu nesta sexta-feira (14), no Ginásio Poliesportivo de Marituba. Ao todo, foram entregues 500 fichas – divididas entre o período da manhã e da tarde – para pessoas com problemas como: vermelhidão ocular, lacrimejamento, catarata, dor ocular, dificuldade visual, entre outros.

“Esta é uma iniciativa muito importante, até mesmo para desafogar o sistema de saúde nesse período de pandemia. O atendimento aqui foi super tranqüilo e a organização muito boa. Realmente uma iniciativa muito boa da prefeitura”, afirmou a munícipe Driene Sampaio, 29 anos, que participou da triagem com dificuldade para enxergar.

Já a dona Maria Izabel de Souza, 52 anos, contou que sofre com uma mancha de sangue nos olhos devido ao “estouro” de vasos sanguíneos na região e procura por um diagnóstico para saber o que ocasiona tal situação. “O mutirão é uma ação muito boa, preciso saber o que tem motivado esse problema e como não estou trabalhando, aproveito essa oportunidade”, relatou.

A diretora da Assistência de Saúde de Marituba, Edna Santos, explicou que durante o mutirão foram realizadas triagens para a marcação de consultas e cirurgias. “Hoje está sendo realizada uma avaliação com o preenchimento de documentação para a marcação da consulta e posteriormente a programação cirurgia, se houver necessidade”, disse.

Segundo a diretora, as consultas deverão ser marcadas já a partir da próxima semana. “Existe uma parceria que nós estamos fazendo com o Hospital Beneficente Portuguesa, então lá eles vão dizer qual será o consultório que a pessoa deve se dirigir, além do dia e horário marcado”, informou.

Durante o mutirão, foram realizadas triagens para a marcação de consultas e cirurgias

Texto: Aline Carvalho – Ascom Sesau

Fotos: Wenderson Santos