Marituba realiza minicurso de Biojoias para desfile no Festival do Açaí

0

As biojoias serão expostas em desfile durante o Festival do Açaí em Marituba

Cerca de 15 pessoas participam do Minicurso de Biojoias feitas a partir do caroço do açaí, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Sedap), durante esta semana. O minicurso visa ensinar aos participantes a criar adereços como colar, brincos e pulseiras a partir de elementos retirados da natureza, sem provocar nenhum tipo de dano à mesma.

Cordões, pulseiras e brincos estão sendo confeccionados a partir do caroço do açaí

A moradora do Santa Lúcia II Conceição Rosa, 63 anos, conta que está aprendendo as técnicas para a confecção do seu primeiro colar. “Estou achando muito bom esse curso ainda vou aprender outras técnicas e a construir outras peças. Esse curso vai agregar muito ao meu conhecimento e à minha renda”, afirma.

A professora do minicurso, Silvane Souza, explica que já trabalha há 20 anos com biojoias. “Esse curso é uma forma de levar aprendizado e fonte de renda a essas pessoas que se inscreveram no curso”, afirma.

Todas as peças que estão sendo produzidas durante o minicurso serão expostas em um desfile no Festival do Açaí de Marituba, no próximo sábado (27). Além do desfile, o festival contará com apresentações de grupos culturais, exposição gastronômicas e exposição de artesanato.

“O festival tem o principal objetivo evidenciar tanto os pequenos produtores de açaí quanto os batedores e conscientizar a respeito das boas práticas do açaí. A gente está fazendo esse festival para fechar a safra de açaí com chave de ouro”, pontua o secretário da Sedap, Yuri Bastos.

Um total de 38 expositores, entre eles: produtores da agricultura familiar, artesãos, batedores de açaí e feirantes do município de Marituba, bem como seus respectivos familiares, oportunizando a geração de renda direta e indiretamente.

Informações:

  • Festival do Açaí de Marituba

Data: 27 de novembro de 2021

Horário: 16h às 20h

Local: Praça Matriz de Marituba

Galeria:

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade