Alunos matriculados nas escolas municipais de Marituba participaram, na manhã desta quarta-feira (08), do “Dia D Mais Saúde Bucal”. A iniciativa é promovida pelos Ministérios da Saúde e Ministério da Educação. Em Marituba, o “Dia D Mais Saúde Bucal” foi realizado pelo Programa Saúde na Escola (PSE) em oito escolas do município, entre elas a Escola Municipal Eudâmidas Lopes de Miranda.

Durante a ação os alunos receberam um kit de cuidados bucais

A ação de alerta e incentivo ao cuidado com a saúde bucal visa alertar os alunos para o cuidado com a saúde bucal, ensinar sobre a forma correta de escovação e ainda encaminhar estes alunos para um cuidado especializado em caso de necessidade. Durante a ação os alunos também receberam um kit de cuidados bucais.

Coordenadora de Saúde Bucal de Marituba, Mirian Larrat

A coordenadora de Saúde Bucal de Marituba, Mirian Larrat, explica que a ação acontece em três etapas. “Hoje iniciamos o “Dia D + Saúde bucal” com uma ação integrada para a educação em saúde.  Neste primeiro momento são realizadas ações de promoção em saúde levando conhecimento aos alunos para que eles entendam o processo de saúde e doença e serem protagonistas da sua saúde bucal”, disse a coordenadora.

“Nós queremos chamar a atenção dos alunos para a saúde bucal do nosso município e para os problemas que podem ocorrer com o descuido da saúde bucal. Caso seja identificada a necessidade de dar continuidade ao tratamento bucal, a criança será encaminhada para uma unidade de saúde”, completou a coordenadora Mirian Larrat.

Durante a ação os alunos aprenderam sobre a correta escovação

A ação que visa a promoção da saúde bucal seguirá em todas as escolas da rede municipal de ensino oferecendo aos alunos palestras, incentivo a escovação correta e ainda encaminhando estes alunos a uma unidade de saúde de acordo com a necessidade.

Da Redação Comus

Fotos: Fernando Nobre