Visando conscientizar a população a cerca das ações de combate e enfrentamento a exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realiza, nesta quarta-feira (18) uma caminhada pelas ruas do município com saída a partir das 8h em frente ao CREAS e concentração na Semasc

A caminhada acontece em alusão ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data é lembrada em memória à menina Araceli Crespo, 08 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973 e visa alertar toda a sociedade para a necessidade de ações de prevenção e combate à violência sexual.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021 foram contabilizadas mais de 102 mil denúncias de violação contra crianças e adolescentes sendo a maioria das vítimas meninas com até 13 anos de idade.

A secretária da Semasc, Adriana Queiroz, explica que a Prefeitura de Marituba intensifica as ações de proteção às crianças por meio de toda a rede de proteção de direitos (Creas, Cras e Unai).

“Com essas ações estamos mostrando que estamos aqui por nossas crianças e não devemos nos calar em casos de abuso infantil. Estamos aqui para dizer para as nossas crianças que elas têm quem as defendam”, afirma

Durante a concentração que acontece na Semasc, serão realizadas ações de saúde como: verificação de pressão arterial e glicemia e atendimento odontológico e ginecológico; ações cidadania com a emissão do CadÚnico, Cartão SUS; e ainda atrações culturais com o grupo de dança do CRAS e Banda da Casa da Cultura.

No decorrer da semana ainda serão realizadas ações e rodas de conversas a cerca da temática.

Serviços:

• Caminhada – 18 de maio

Saída: a partir das 8h em frente ao Creas (Rua 01 de maio, 364 – Boa Vista)

Concentração: Semasc (Rua Pedro Mesquita, 89 – Boa Vista )

• Roda de conversa – 19 de maio

Local: Estratégia Saúde da Família União a partir das 14h

• Caminhada, panfletagem e Roda de Conversa – 20 de maio

Locais: Residencial Viver Melhor, Posto de Gasolina Menino Deus, Escola Gracinda Peres e Caps II a partir das 8h

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito