A Prefeitura de Marituba realizou, na manhã desta terça-feira (21), no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), a aula inaugural que marca o início das atividades de formação da segunda turma do Projeto Guarda Mirim. Na ocasião foram entregues 59 fardamentos básicos e de treinamento físico militar e 59 kits escolares para os novos alunos do projeto.

Alunos da segunda turma da Guarda Mirim

Criado pela Lei Municipal n° 580/2022, aprovado pela Câmara dos Vereadores e sancionada pela prefeita, tem a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Sesped), como responsável pela execução. O projeto formou sua primeira turma em 2022.

A prefeita Patrícia Alencar, agradeceu aos pais dos alunos pela credibilidade depositada no projeto. “Esta é uma experiência de fundamental importância para a juventude no nosso município. Nossa missão é continuar ao lado de vocês, para transformar suas vidas e melhorar o futuro de cada um”, comentou a prefeita.

A prefeita Patrícia Alencar agradeceu aos pais dos alunos pela credibilidade depositada no projeto

O Guarda Mirim consiste em desenvolvimento de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e multidisciplinares, estimulando o senso de cidadania, responsabilidade, ordem unida, disciplina e formação do caráter dos alunos.

Izabela Silva e sua mãe, a dona de casa Rafaela Silva

A estudante Izabela Silva, 15 anos, moradora do bairro Centro, pretende estudar Direito e assim poder ingressar em uma carreira como delegada de Polícia Civil. Seguidora das redes sociais da Prefeitura, ela ficou sabendo das inscrições e decidiu se inscrever. “Espero que a Guarda Mirim ajude a conquistar meus objetivos”, falou.

Com o objetivo de promover a formação humana e capacitação dos alunos de acordo com as instruções do projeto, proporcionando o fortalecimento do vínculo pessoal com o vínculo familiar, comunitário e social, para que se tornem cidadãos.

A dona de casa Luciane Stefanne Souza, 33 anos, moradora do bairro São José, é mãe de Robert Luis Souza, 14 anos, estudante do 9º ano do ensino fundamental e faz parte desta segunda turma.

Ela destaca que a disciplina passada pela Guarda Mirim deverá fazer muito bem para a educação do seu filho. “Essa forma de educação leva nossos filhos a chegar mais perto dos sonhos deles e a ter mais perseverança para conseguir realizá-los”, ressaltou a dona de casa.

O projeto Guarda Mirim tem como público-alvo adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 14 à 17 anos, que tenham interesse em participar de curso com doutrinas de caráter cívico-militar.

A aula inaugural  contou com palestra do Promotor de Justiça Cível e de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pessoas com Deficiência e do Idoso, Laércio Guilhermino de Abreu, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Junior Amaral, autoridades municipais e vereadores.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito e Fernando Nobre