Sugestão de Pauta
Evento: Audiência Pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Marituba
Data: 05 de abril de 2023 (Quarta-feira)
Local: Instituto de Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP)
Endereço: Rodovia BR 316, Km 13 – Bairro Centro
Hora: 09 horas
Sugestão de Entrevistado: Secretário de Trânsito e Transporte do Município, Leonan Moura.
Descrição:
Marituba, cidade localizada na Região Metropolitana de Belém, vive um cenário de crescimento populacional e crescente demanda de veículos nas ruas. Desta forma tornou-se urgente a implementação de um Plano de Mobilidade Urbana para a cidade, com o objetivo de melhorar o fluxo do tráfego, promover a segurança e a qualidade de vida da população atendendo os dispostos da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída pela Lei Nº 12.587, de 3 (três) de janeiro de 2012.
Uma audiência pública será realizada no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (IESP), para discutir o Plano de Mobilidade Urbana de Marituba.
O secretário da Setran explica que o Plano de Mobilidade Urbana prevê a reorganização das ruas e avenidas da cidade, a implantação de rotas de transporte coletivo mais eficiente, a criação de ciclovias e a melhoria do passeio público. O objetivo é proporcionar maior segurança e fluidez ao trânsito e incentivar o uso de alternativas mais sustentáveis, além da acessibilidade.
O transporte público também será tema de discussão na audiência pública. Leonam Moura afirma que a gestão está empenhada em buscar soluções para melhorar a qualidade do transporte público de Marituba e que o Plano de Mobilidade Urbana é um passo importante para isso.
A audiência será um momento importante para a população demonstrar suas demandas e sugestões para a melhoria da mobilidade urbana em Marituba.
O Plano de Mobilidade Urbana de Marituba tem previsão para ser implementado até setembro de 2023. Até lá, a Setran realizará outras audiências públicas e oficinas para ouvir a opinião da população e garantir que a gestão esteja alinhada com as demandas e necessidades dos moradores de Marituba.
Da Redação Comus
Foto: Ary Brito