Com o objetivo de apresentar à população a política municipal da Assistência Social e os benefícios regulamentados por meio da Lei 8.742 que preconizam o enfrentamento à pobreza e garantem direitos sociais, aconteceu nesta quarta-feira (10) a 1ª Audiência Pública da Política da Assistência Social, na Câmara Municipal de Marituba. A audiência foi realizada pela Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc).

1ª Audiência Pública da Política da Assistência Social

A Secretária da Semasc, Adriana Queiroz, destaca que área da assistência social já alcançou vários avanços na atual gestão e também possui várias metas de melhorias visando o melhor aos munícipes de Marituba.

Mesa oficial da audiência

“Esse diálogo aberto entre secretaria, vereadores, líderes comunitários e população em geral foi pensada a fim de mostrar os serviços que o município disponibiliza, serviços esses que já tiveram vários avanços. Temos ainda várias metas de melhorias e desafios a serem cumpridos. A cada dia temos disponibilizado nossos esforços para oferecer o melhor para as famílias que estão em vulnerabilidade no nosso município”, disse a secretária.

Durante a audiência a diretora técnica da Semasc, Brenda Sousa, explicou que a política de assistência passou recentemente por uma atualização em Marituba com a Lei nº 635/2022 em que identifica a territorialidade do município, contemplando as peculiaridades de Marituba.

“A gestão municipal tem como base adequar suas atividades às pessoas que estão em vulnerabilidade social, todo trabalho que hoje é executado aqui é tratado com base na distribuição de recursos tripartite (governo federal, estadual e municipal)”, destaca a diretora.

Entre os serviços da Semasc, atualmente, são atendidas na área de proteção social especial cerca de 80 famílias e indivíduos em situação de risco por violação de direitos, 100 famílias e indivíduos que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência e cerca de 90 pessoas com deficiência, idosas e suas famílias. Entre programas e projetos da secretaria 400 pessoas são beneficiadas com o programa Criança Feliz, mais de 2 mil pessoas recebem atendimento integral a família e mais de mil são atendidos no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Da Redação Comus

Fotos: Fernando Nobre