Marituba realiza Audiência Pública presencial para discutir, no âmbito do PPA, assuntos exclusivos às mulheres

A Prefeitura de Marituba realizou, nesta sexta-feira (23), no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Estado do Pará (Iesp), audiência pública presencial voltada às mulheres da cidade, com o objetivo de construir o Plano Plurianual para o período de 2022 a 2025. Estiveram presentes autoridades do poder público municipal e do poder Legislativo do Estado; além de representantes de bairros e comunidades de Marituba, e também de movimentos de mulheres.

Uma das primeiras representantes a repassar sugestões ao Plano foi Laís Costa, do conjunto Parque dos Umaris, que sugeriu atenção às atividades de profissionalismo para as mulheres; iniciativas para a educação de ensino fundamental e médio e centro de serviços exclusivos às mulheres. “As mulheres em Marituba ainda carecem de uma atenção maior em alguns aspectos. Sei que essas minhas sugestões vão ser anotadas e vistas com atenção”, falou.

Representantes de bairros e comunidades, além de movimentos de mulheres estiveram presentes

Uma das autoridades presentes na audiência foi a titular da Coordenadoria de Integração de Política para as Mulheres do Governo do Estado, Márcia Jorge, que também é presidente do Conselho Estadual da Mulher. “Pela primeira vez, uma ação com essa está sendo realizada em Marituba. Um momento de discussão exclusivo para as mulheres. Isso é muito salutar, ainda mais para montar um plano de gestão”, disse Márcia Jorge.

A deputada estadual Nilse Pinheiro ressaltou, durante discurso, a importância de uma política pública com atenção às mulheres. “Marituba tem uma gestora mulher, que trata muito bem sobre os assuntos voltados para uma parcela da sociedade muito exposta. Vamos tratar junto à Assembleia Legislativa iniciativas para as mulheres de Marituba”, pontuou.

Prefeita Patrícia Mendes anunciou a criação da Secretaria Municipal da Mulher

A prefeita Patrícia Mendes adiantou outras medidas que deverão ser tomadas à política para as mulheres. A primeira é a criação da Secretaria Municipal da Mulher. A outra é a implantação da Casa de Acolhimento às Mulheres, que, segunda a prefeita, deverá ser entregue até janeiro de 2022. Na Casa de Acolhimento, vão ser ofertados serviços de saúde, com realização de exames médicos como ultrassonografia e mamografia, e de assistência social, entre outros.

“Estamos buscando as melhores ações para as moradoras de Marituba. Sabemos que a demanda é grande, mas firmei o compromisso e vou cumprir. Por ser mulher, sei o quanto estamos expostas. Vou focar em serviços nas mais diversas áreas, da saúde à educação”, adiantou a prefeita.

A reunião desta sexta-feira foi a primeira realizada de forma presencial, por conta da modificação do bandeiramento na Região Metropolitana de Belém, que agora segue a bandeira verde, a qual permite reuniões com até 300 pessoas. Outros momentos ocorreram de forma virtual, para a elaboração do Plano Plurianual 2022-2025, durante os quais foram debatidos assuntos e medidas das demais pastas da gestão pública municipal.

Outros projetos – Em reunião realizada no último dia 15, no Fórum de Marituba, ficou acordada a implantação da Patrulha Maria da Penha, projeto de autoria do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), que tem o objetivo acompanhar as mulheres vítimas de violência doméstica, por meio de fiscalização das medidas protetivas, deferidas pelo juiz do Fórum de Marituba.

Outro projeto que deverá ser implantado em Marituba é a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, na qual serão tratados casos de violência contra o público feminino.

Texto: Luiz Antonio Pinto

Fotos: Ary Brito