A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Emprego e Renda (SEDETER), realizou na manhã desta quarta-feira (5), no auditório da Emater, o Workshop de Empregabilidade e Empreendedorismo Sustentável de Marituba. A programação reuniu jovens, parceiros institucionais e representantes de diversos órgãos para discutir oportunidades de inserção no mercado de trabalho, qualificação profissional e empreendedorismo.
Durante o evento, também foi realizada a certificação de 26 participantes do projeto Jovem Girassol, iniciativa voltada à preparação de jovens para o mercado de trabalho por meio de capacitação e desenvolvimento profissional.

Representando a gestão municipal, o secretário especial de Governo, Fernando Braun, destacou a importância de os jovens aproveitarem as oportunidades oferecidas pela Prefeitura e pelas instituições parceiras. “A gente precisa dar valor a essas oportunidades. Hoje vocês têm capacitação, orientação para montar currículo, parceiros e uma gestão empenhada em abrir caminhos para o primeiro emprego. O mais importante é abraçar cada oportunidade e fazer sempre o seu melhor”, afirmou.
Segundo o secretário, desde a reestruturação do Sine Municipal, o serviço tem ampliado o atendimento à população. “Mais de duas mil pessoas já passaram pelo posto do Sine e muitas delas já estão inseridas no mercado de trabalho. Entre os participantes do projeto Jovem Girassol, cinco jovens já conquistaram uma oportunidade de emprego, mostrando que o trabalho desenvolvido está dando resultados”, destacou.

Um dos certificados foi o jovem Elias Silva Almeida, que compartilhou sua experiência no projeto e celebrou a conquista do primeiro emprego. “Foi uma ótima experiência. Eu não tinha nenhuma vivência no mercado de trabalho e o projeto esclareceu muitas dúvidas. Graças ao Jovem Girassol consegui meu primeiro emprego no Mix e também comecei um curso no Senac. Recomendo para todos os jovens”, contou.
O workshop contou com a participação de instituições parceiras, como o Ministério do Trabalho e Emprego, Sine, Casa do Trabalhador, CIEE, SEASTER, Emater e ACEIM, fortalecendo a rede de apoio à geração de emprego e renda no município.
Secretaria de Comunicação de Marituba
Fotos: Rafael Victor




