Marituba participou do II Congresso Internacional de Alimentação Escolar

0

Auditório do Instituto Serzedello Corrêa, Tribunal de Contas da União

Entre os dias 23 e 25 de maio, aconteceu, em Brasília, o II Congresso Internacional de Alimentação Escolar, que visou debater a relevância da educação alimentar e nutricional na execução dos programas de alimentação escolar e no entorno escolar.

“É uma satisfação imensa estar aqui hoje recebendo todos vocês para um evento desse porte e de tamanha importância. Desde 2017 não realizamos este evento. Então, é uma honra muito grande para nós estarmos aqui. Gostaria de ressaltar a importância do nosso PNAE, que oferece, diariamente, 50 milhões de refeições servidas em mais de 140 mil escolas em todo país. É o maior programa do planeta Terra! ”, disse durante a abertura do Congresso, a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.

O encontro foi organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC) em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), reunindo cerca de 400 pessoas do Brasil e da América Latina, entre elas, os técnicos nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Marituba (DAE/Semed), Amanda Souza, Flávio Gomes, Mariana Menezes e Valéria Santos.

Ao centro, a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, e Técnicos nutricionistas do DAE

A merenda escolar é uma das políticas públicas de alimentação mais antigas do Brasil. Foi criada em 1950, porem desde 2017, o valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE-MEC) não era reajustado. Em 2023, houve um aumento de 28% do valor para alunos da Educação Infantil, Educação Especializada e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e 39% para alunos do Ensino Fundamental, modalidades da educação presentes nas escolas municipais de Marituba.

“Que possamos sair do congresso com novas ideias para agregar ao nosso trabalho de Educação Alimentar e Nutricional, que já vem sendo desenvolvido nas escolas municipais, fomentando não somente o saber teórico como também o prático, valorizando a agricultura local e adoção de bons hábitos alimentares. A equipe retorna à Marituba com uma carga de conhecimento altíssima para não só implementar novas práticas, como também aperfeiçoar as práticas já aplicadas”, disse o nutricionista e responsável técnico do DAE, Flávio Gomes.

De forma ativa, o DAE está presente nas escolas municipais com equipe formada por nutricionistas responsáveis por orientar desde a aquisição até a distribuição dos alimentos para as Unidades de Ensino. Periodicamente servidores do DAE passam por capacitações e treinamentos a fim de melhorar a prestação do serviço oferecido, como o curso de “Boas Práticas na Manipulação e Higiene dos Alimentos” e o concurso “Merenda Nota 10”, ofertado para mais de 200 servidores envolvidos na produção da alimentação escolar das escolas da rede municipal de ensino.

Texto: Ascom Semed (com informações do Ministério da Educação)

Fotos: Ascom – MEC e divulgação 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade