Agentes da Sesau de Marituba participam de treinamento que visa controlar os casos de dengue no município

0

Agentes de Marituba participam do treinamento

O município de Marituba participa, nesta semana, de um treinamento oferecido pelo Departamento de Controle de Endemias da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), que atualiza sobre técnicas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

O treinamento está sendo direcionado para os agentes comunitários do controle químico da Região Metropolitana (Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides) e pretende atualizar as técnicas de aplicações do novo inseticida, intitulado “Cielo”, utilizado no controle do mosquito. “Estamos reunindo para preparar o município a executar ações de eliminação do mosquito, caso a cidade sofra com surtos”, explica o técnico da coordenação de Ultra Baixo Volume (UBV) da Sespa, Lauro Pantoja.

No município, o treinamento iniciou nesta terça-feira (25) e segue até esta quinta-feira (27). Na primeira etapa, foram realizadas palestras abordando a temática do novo inseticida, o “Cielo”, e a distribuição de materiais didáticos para melhor compreensão do assunto. Foi realizada também uma aula prática com os novos equipamentos, ensinando as técnicas de manuseio.

Há 21 anos, Jasuel Correa trabalha junto com a equipe de epidemiologia, buscando controlar a proliferação do mosquito. Para ele a capacitação é muito importante, pois “precisamos estar sempre atualizados para saber as melhores maneiras de ajudar a população”.

Os Agentes Comunitários de Combate de Endemias (ACE) realizam vistorias diariamente nas residências da população maritubense, com o intuito de prevenir e evitar a disseminação dessas doenças. A visita consiste na eliminação dos “focos” do mosquito, usando os devidos equipamentos.

O novo inseticida “Cielo” é composto por princípios ativos apropriados para uso em Ultra Baixo Volume (UBV), que é popularmente conhecido como “fumacê”.

Técnico da Sespa, Lauro Pantoja

 

Texto: Andréia Dantas (estudante de Jornalismo, com revisão da jornalista Aline Carvalho)

Fotos: Wenderson Santos

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade