Marituba oferece atendimento especializado a autistas

A Unidade tem 110 alunos matriculados

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado nesta sexta-feira, 2 de abril, e representa um grande avanço na luta pelo atendimento adequado a esse público. No município de Marituba, a Unidade de Apoio ao Autista – UMAAM, está realizando, desde o dia 30 de março, uma “caminhada virtual” nas redes sociais, que consiste em postagens nos perfis com foto, utilizando o template desenvolvido para a data comemorativa. Vídeos feitos por artistas também estão sendo divulgados nos grupos de whatsapp e nas redes sociais, com o tema “Eu incluo”. A Unidade tem, hoje, 110 alunos matriculados e ainda recebe matrículas para 2021.

Para a gerente da Umaam, Gizele Rocha Chaves, a intenção é disseminar a chamada “caminhada virtual”. “Este ano, devido à pandemia e, para evitar a proliferação do novo Coronavírus, a caminhada de conscientização do autismo é virtual. Vamos postar fotos nossas nas redes com o template criado para a ocasião. Estamos nessa caminhada desde o dia 30 de março e a culminância será no dia 3, com uma Roda de Conversa, a partir das 19 horas, com o tema: O papel da família no desenvolvimento integral das pessoas com autismo”, informou. A transmissão da Roda de Conversa será pelo canal do Youtube da Ong Apan, evento acessível em libras.

A Unidade ainda recebe matrículas para este ano

Segundo a secretária municipal de Educação de Marituba, Eny Leite, o autismo é visto pela gestão municipal com toda atenção merecida, pois cada aluno precisa ser visto dentro de sua especificidade. “Todas as pessoas têm direito à educação e esse direito deve ser garantido de acordo com a especificidade de cada educando. E devemos entender que cada aluno tem o tempo de aprendizagem e que essas limitações ou superações dos conteúdos da escola não pode ser visto de forma homogênea”, concluiu.

Serviço:

A Unidade Municipal de Apoio ao Autista de Marituba – UMAAM fica localizada na Travessa Boa Vista, 1450 – Centro – Marituba-PA.

Texto: Rosa Borges

Fotos: acervo pessoal (imagens feitas antes da pandemia de Covid-19)