Marituba é o terceiro município mais alfabetizado do Estado do Pará. É o que aponta o Censo Demográfico do IBGE 2022 divulgado nesta semana.
Com o tema Alfabetização da População Brasileira, o último Censo do IBGE aponta que Marituba possui 95,61% da sua população com 15 anos de idade ou mais alfabetizada.
A coordenadora do Departamento pedagógico da Semed, Verônica Ferreira ressalta que ver Marituba na terceira colocação entre os municípios mais alfabetizados do Pará é um feito significativo para o município.
“Esta colocação no ranking do IBGE marca o resultado dos esforços contínuos da nossa gestão em promover educação básica de qualidade. A trajetória de Marituba em alcançar esta colocação pode ser atribuída a alguns fatores como o investimento em infraestrutura escolar, programas de alfabetização de jovens e adultos e a valorização e capacitação de professores”, disse.
“Profissionais bem treinados e motivados são fundamentais para manter um alto padrão de ensino e garantir que os alunos desenvolvam habilidades básicas de leitura e escrita desde cedo”, completou Verônica Ferreira.
No Pará – No Estado, 91,24% da população é alfabetizada (5.592.512 habitantes), enquanto 8,76% não é alfabetizada (536.677 pessoas).
Os 10 municípios paraenses com maiores percentuais de suas populações locais alfabetizadas (taxa de alfabetização) são:
- Ananindeua (onde 97,2% da população local é alfabetizada);
- Belém (com 97,05% de seus residentes alfabetizados);
- Marituba (95,61%);
- Santarém (95,39%);
- Terra Santa (94,94%);
- Canaã dos Carajás (94,85%);
- Parauapebas (94,56%);
- Benevides (94,44%);
- Soure (94,37%) e
- Castanhal (94,12%).
Com informações IBGE
Foto: Patrick Santos




